Parque da Integração será inaugurado

Parque está entre os maiores da cidade e receberá o nome de Zilda Arns, morta em terremoto no Haiti

A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba informa que, neste sábado (15/01), a partir das 11h30, será realizada cerimônia oficial de inauguração do Parque da Integração na área de Vila Prudente / Sapopemba, e trecho de São Mateus, à partir da Rua Alexandre Fernandes com a Rua Maruara, na altura do 8.600 da avenida Sapopemba. Na ocasião, o subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba, acompanhado das autoridades participantes, entregará oficialmente à comunidade o parque, que conta com diversos equipamentos de lazer e recreação, e está entre os dez maiores da cidade.

Além da cerimônia de inauguração, haverá uma série de atividades, como segue:
- Exposição do antes e depois do Parque.
- Equipe de caminhada do CEU Sapopemba
- Grupo de Escoteiros Temiminós
- Equipe de futebol mirim - jogo na primeira quadra do Parque.
- Banda da Polícia Militar
- Clubinho da Sabesp, distribuição de bexigas, pintura facial, escultura de bexigas, distribuição de água
- Grupo de Capoeira do CDC 3 Alianças
- Torneio de futebol do Betinho que vai ocorrer na quadra perto do Supermercado Maxxi com entrega de troféus e medalhas no final do jogo.
- Distribuição de mudas de árvores
- Visita à Horta
- Plantio simbólico de árvores frutíferas que será feita pelas autoridades presentes ao evento
- Secretaria de Esportes ocupará duas quadras que são anteriores ao início do evento, mas quando o prefeito estiver de helicóptero ele verá as atividades acontecendo.
- Passeio de ciclistas
-Apresentação da Escola de Samba Combinados do Sapopemba

Parque está entre os maiores da cidade

Localizado entre Sapopemba e São Matheus, zona leste da cidade, o parque fica sobre a área onde estão aterradas as tubulações da Adutora Rio Claro, da Sabesp, que abastece 1,4 milhão de pessoas e tem 77 quilômetros de extensão, dos quais 22 localizados na capital paulista.

O Parque da Integração foi planejado com o objetivo de preservar as faixas de adutoras e garantir à comunidade dos bairros de Sapopemba e São Mateus mais conforto e segurança. O parque promoverá a melhoria na qualidade de vida das comunidades, disponibilizando espaços interativos de esporte, lazer e cultura. Além disso, facilitará o deslocamento entre os bairros contemplados e os de entorno, além da formação de área verde - item carente na região. O local do parque é considerado um das mais quentes da Região Metropolitana de São Paulo.

Quando pronto, será o décimo maior parque da cidade e o terceiro desse tipo no mundo, com 7,5 quilômetros de extensão. Segundo o relatório apresentado pela Escola da Cidade, entidade responsável pelo desenvolvimento do projeto, os registros de maiores parques lineares pertencem ao Caminho Verde do Rio Platte (Denver, Estados Unidos), com 16 quilômetros, e o da Bacia Hidrográfica do Rio Don (Toronto, Canadá), com oito quilômetros. Contudo, nenhum desses parques foi construído em áreas urbanas densamente povoadas, como é o caso da zona leste da Capital.

O empreendimento é composto por pista para pedestres, ciclovia, equipamentos esportivos e de lazer para diversas faixas etárias. Também possui bicicletários, bebedouros, sanitários e bases comunitárias para uso da Polícia Militar. O parque é totalmente aberto, sem a colocação de grades, e terá horta comunitária e viveiro de mudas. Para isso, uma série de encontros foi realizado com a com a comunidade lindeira para que ela própria preserve o ambiente local.

 

Serviço:

Inauguração do Parque da Integração Zilda Arns Neumann*
Ponto de encontro: à partir da Rua Alexandre Fernandes com a Rua Maruara, na altura do 8.600 da avenida Sapopemba
Horário: a partir das 11h30

 

*Em memória à grande benemérita, presidente da Pastoral da Criança, morta em terremoto ocorrido no Haiti no último dia 11.