Subprefeito visita locais de enchentes na região

Subprefeito vistoria limpeza em áreas propensas a enchentes. Zeladoria é reforçada

Com o temporal forte que caiu ontem na Região Metropolitana de São Paulo e que atingiu diversos pontos da capital, alguns locais na região de Vila Prudente foram atingidos, como a R. Ibitirama, já nas proximidades da Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, e a Rua da Prece, também próximo à avenida.

Seguindo o exemplo do prefeito Kassab, que visitou ruas alagadas e locais que sofreram com as últimas enchentes, o Subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba visitou diversas ruas e acompanhou a limpeza dos locais afetados. Aproveitou também para conversar com comerciantes e moradores, ouviu sugestões e orientou sobre a isenção de IPTU para as vítimas de enchentes. Numa das lojas que visitou, ainda era possível ver a umidade no chão e na parede, e o comerciante foi orientado a buscar a isenção do IPTU sobre o imóvel atingido.

Dona Maria de Lourdes, mais conhecida como Lurdinha, é uma das tantas moradoras antigas da Rua da Prece, que recebeu o subprefeito durante a vistoria à rua alagada: "a gente fiscaliza vocês e vê que sempre vêm aqui fazer o serviço. Por sorte o bueiro já estava limpo, mas aqui não tem jeito quando chove. Acho que porque cobriram o riozinho que tinha ali na avenida. Lembro que quando era só terra, sem asfalto, não enchia de água tanto assim", comenta. E mostrou ao subprefeito um caderno com recortes de jornais que falam sobre as enchentes na Vila Prudente.


As moradoras aproveitaram para perguntar ao subprefeito se os piscinões serão mesmo feitos. "Temos da R. Bento Sabino dos Reis que já está em conclusão, e na área do Clube Friedenreich, os engenheiros já começaram a fazer as medições", disse.

Para o subprefeito, o reforço do serviço que já é feito, com ênfase para áreas mais críticas, é uma das formas encontradas para minimizar os efeitos das chuvas fortes. "Não dá pra impedir de encher em alguns locais, mas temos tido uma baixa nas ocorrências em toda nossa região, e isso inclui Sapopemba e Parque São Lucas, bem como seus subdistritos", diz.

Desde o mês de dezembro vêm sendo realizadas operações de reforço em toda a zeladoria da região, com equipes de tapa-buraco, poda de árvores e corte de grama, além de caminhões que recolhem entulho nas vias.

Outra ação que já vem sendo realizada é a limpeza manual e mecanizada de bueiros e galerias. "No caso da limpeza mecanizada, utilizamos um equipamento que chamamos de tatuzão, e que funciona como um grande aspirador, que vai sugando toda a sujeira e detritos acumulados dentro dos bueiros", explica o subprefeito.