São Lucas completa 66 anos

Com mais de 150 mil habitantes em 9,9 milhões de m2, região se consolida com forte comércio e construção de novas moradias.

Um dos distritos que compõem a área de administração regional da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, o Parque São Lucas teve início com Francisco Fett, pioneiro que desbravou as terras do São Lucas. Oficial do exército prussiano, casado com Sophia Rauss, era dono de uma cervejaria na Alemanha, vendida antes de vir para o Brasil em 1893. Com o capital de venda da empresa, comprou uma gleba de terras conhecida até então como Parque Santa Maria.

De acordo com dados históricos e informações do registro de imóveis da Comarca de São Paulo, em 20 de janeiro de 1944 a família De Lucca, que não era da região, comprou uma gleba de mais ou menos 390 lotes da família Fett, onde ocorreu um lançamento imobiliário que denominou a área como Parque São Lucas.


A partir de 1992 houve uma grande alteração nas subdivisões do município paulista, onde o bairro do Parque São Lucas, que até então era um subdistrito da Vila Prudente, passou a fazer parte do Distrito São Lucas, que abrange também os bairros de Vila Heloisa, Jardim Colorado, Vila São Domingos, Vila Ema, Vila Amadeu, Vila Ivone, Jardim Independência, Cidade Continental, Jardim Panorama, Vila Else, Chácara Mafalda e Vila Mirtes, fazendo divisa com as cidades de Santo André e São Caetano, além dos distritos de Vila Prudente e Sapopemba.

Em 12 de maio de 1995 foi instituído no município da cidade de São Paulo, o dia do bairro Parque São Lucas pela lei número 11.758. Os registros mais recentes indicam que a população atual é superior a 152 mil habitantes, distribuídos em uma área de 9,9 milhões de metros quadrados.