Obras para o teatro do Sapopemba avançam

A região da Juta, no Sapopemba, será logo mais o endereço da cultura na região

A região da Juta, no Sapopemba, mais precisamente na av. Augustin Liberti, será logo mais o endereço da Cultura na região. É lá que os engenheiros estão fazendo a obra do Centro Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Estado da Cultura que tem entre suas principais atribuições o fomento e a aproximação de ações artístico culturais em áreas periféricas, destinadas a crianças e jovens entre 7 e 19 anos, moradores em nove distritos da capital com baixos indicadores sociais. Um deles, o Sapopemba. O Programa implantado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo obteve financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de apoio do Fundo Especial Japonês.

O local terá dois prédios, sendo que o primeiro a ficar pronto, ainda este ano, é o teatro. O valor da obra está orçado em cerca de R$ 10 milhões e contará com múltiplas atividades em teatro, dança, circo, só para citar alguns. Além disso, a concepção arquitetônica é arrojada, e conta com um vão livre, no estilo do Museu de Arte de São Paulo – MASP.

 

As regiões de atuação foram escolhidas a partir de pesquisa realizada pela Fundação Seade, que desenvolveu, especialmente para este trabalho, o Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ), composto por indicadores que influem nas condições de vida dos jovens. Os distritos selecionados foram: Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Sapopemba e Vila Curuçá (zona leste); Brasilândia, Cachoeirinha e Jaçanã (zona norte); Capão Redondo e Jardim São Luís (zona sul).

 

Nove Centros Fábricas de Cultura serão construídos, um em cada distrito. Esses espaços culturais, com cerca de 4 mil metros quadrados, foram concebidos para abrigar e promover formação em diversas áreas artístico-culturais, contando com salas especiais de teatro, dança, música, circo, artes visuais, multimeios e biblioteca.