Mutirão de Saúde e ações ambientais no Teotônio Vilela mudam a rotina dos moradores

Sábado diferente e mais verde com atividades realizadas pela Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba

A população do Teotônio Vilela, no Sapopemba, teve um sábado diferente e mais verde com as atividades realizadas pela Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Secretaria da Saúde do município, e o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis - PAVS.

Diversas tendas foram montadas na rua Teodoro Riccio, em meio ao conjunto habitacional, e tiveram como enfoque maior as questões ambientais com a exposição de produtos confeccionados a partir de material reciclado, inclusive o sabão ecologicamente correto, fabricado com óleo de cozinha remanufaturado.

 Equipes de Vigilância Ambiental da Saúde, departamento conhecido como SUVIS, marcou forte presença com seus biólogos e técnicos que deram orientação ao público e fizeram e demonstrações dos animais sinantrópicos, tais como morcegos e escorpiões, muito comuns nessa região, e apresentações de filmes educativos. A equipe de controle da dengue recolheu denúncias do bairro e o pessoal da desratização aplicou raticida nos bueiros da redondeza.

A tenda muito visitada foi a da Zoonoses com os bichos em exposição, a Iguana fez muito sucesso.

 Além das tendas, foi realizado um mutirão de multiserviços de remoção de entulho e cata-bagulho no entorno, e a via aonde ocorreu o evento recebeu melhorias na calçada e na viela, o que facilitou o dia a dia das pessoas.

No total, foram recolhidas 6 toneladas de entulho, 70 bocas de lobo e 50 metros de ramal foram limpos, e 1.000 metros de guias foram pintadas.

 Já na parte de Educação Ambiental, foram dadas orientação sobre arborização e hortas, bem como sobre reciclagem.

Houve também o plantio de 400 mudas de árvores de diversar espécies, entre elas, Pata de vaca, Ipê Roxo e Amarelo, Quaresmeira, Dedaleiro, Jerivá e Aroeira.

Passaram pela Oficina de Brinquedos Recicláveis e mais os Brinquedos Infláveis, cerca de 300 crianças, que puderam brincar também com uma perna de lata.

Houve medição de pressão arterial e as pessoas foram incentivadas a depositar óleo de cozinha usado no container trazido pela ONG Trevo, de coleta de óleo, e parceira da Subprefeitura nessa ação. No total, 23 litros foram trazidos.

 O trabalho de grafite no muro do estacionamento E-4, na Teodoro Riccio, foi uma intervenção realizada pelo Projeto Scutaí, que construiu um painel temático relacionado ao projeto Meu Bairro Mais Verde.

 A exposição dos Projetos Reciclando com Arte e Mãos de Arte – Artesanato, também teve um público participativo, interessado em conhecer as técnicas artesanais para produzir peças com material reciclado. Além disso, o artesão João Del Valle expôs seus trabalhos de Origami, dobradura de papel, entre eles o jacaré, que está sendo analisado pelo Guiness, como o maior trabalho de dobradura já realizado.

 Completou a programação, a participação do Senai Humberto Reis Costa, que prestou orientação profissional aos jovens estudantes e demais interessados, bem como a base móvel da Defesa Civil, que também prestou orientações à população.

 O público circulante pelo evento girou em torno de 600 pessoas.

 O evento integra o Programa Vila Prudente / Sapopemba SEMPRE VERDE, lançado em abril de 2009 pela Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, com o objetivo de melhorar os índices de cobertura vegetal na região e promover a mudança de comportamento das pessoas através de ações verdes e da educação ambiental. “Logo que entrei aqui, em 2009, percebi o grande déficit de áreas verdes e a questão do lixo, que demandava um processo de conscientização da população. Foi assim que resolvemos implantar esse projeto que já deu bons frutos”, comenta o Subprefeito.

 Projeto Vila Prudente / Sapopemba SEMPRE VERDE

 Diversas ações vêm sendo realizadas desde 2009 como, plantio de árvores, em parceria com a Secretaria do Verde - SVMA, coleta de óleo de cozinha usado, em parceria com a ONG Trevo, Projeto Pedalando e Aprendendo, de capacitação de jovens do Ensino Médio para se tornarem aprendizes de montagem de bicicletas, numa parceria com a FUSSESP, órgão dirigido por Monica Serra, e o Senai São Paulo, através do Senai Humberto Reis Costa, localizado na Vila Alpina, e que ministrou aulas para a primeira turma que se formou no Jardim Elba, no Sapopemba, além de outras ações de incentivo à cultura do meio ambiente e de conscientização das pessoas.