Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 30 de Abril de 2013 | Horário: 16:34
Compartilhe:

Hospital São Luiz Gonzaga deverá ser unidade da Rede Hora Certa, diz Haddad

Em visita a equipamentos de Saúde, Educação, Assistência Social e obras na Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé, Haddad disse que o Hospital São Luiz Gonzaga tem capacidade para se tornar unidade da Rede Hora Certa

O prefeito Fernando Haddad visitou nesta terça-feira (30) equipamentos públicos de Saúde, Educação, Assistência Social e obras na região da Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé, na Zona Norte de São Paulo

Na visita, que, segundo o prefeito, serve para prospecção de novos planos de investimentos, Haddad anunciou que o Hospital São Luiz Gonzaga tem estrutura para ser uma unidade da Rede Hora Certa. O Programa de Metas 2013-2016 prevê a instalação de 32 unidades da rede em toda a cidade, agilizando o atendimento e diminuindo a fila de espera.

“Existem equipamentos (de Saúde) que tem vocação para a Rede Hora Certa e aqui estamos percebendo que é um deles. Eventualmente, com alguma reforma, poderemos instalar uma das unidades da Rede Hora Certa. Ou seja, a consulta, o exame e a cirurgia eletiva no mesmo lugar”, afirmou o prefeito.

A idéia surgiu após Haddad conversar com o diretor do hospital, Norberto Kodi Kavabata e o secretário municipal da Saúde, José de Fillipi Junior, enquanto conhecia as dependências do local, como a Central de Esterilização. A unidade teve os equipamentos entregues há seis meses, mas ainda não está operando por falta de profissionais.

“Vocês já são um centro da Rede Hora Certa, só que estão fazendo isso precariamente. Temos de pactuar isso, porque o hospital tem toda a vocação”, disse o prefeito ao diretor e ao secretário.

Escola bilíngue

O prefeito visitou ainda, a Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) Madre Lucie Bray, que existe há 24 anos e atende 87 alunos surdos entre 1º e 8º ano do Ensino Fundamental.

No local, além de conversar com funcionários e alunos, como o garoto Lucas, 8, que fazia aula de informática, Haddad conheceu ainda a banda ‘Música do Silêncio’, que existe há oito anos e conta com dez alunos com deficiência auditiva, além de 35 integrantes ouvintes da Escola Municipal Marechal Rondon.

A banda foi convidada para ir a Portugal, em setembro, para passar uma semana de convivência com crianças surdas da região de Alenteje. A ‘Música do Silêncio’ ainda enviou seu trabalho à Fifa para poder participar da abertura da Copa do Mundo de 2014, ao lado da escola de samba Vai-Vai.

“É mágico ver alunos surdos que quiseram estudar música e que tem se empenhado cada vez mais. Conseguimos juntar alunos surdos e alunos ouvintes na mesma banda e quem vê de fora, não consegue identificar quem é quem. Eles não ouvem, mas escutam com o corpo”, exaltou o maestro Fábio Bonvenuto, que recebeu do prefeito um novo trombone para a banda, doado por uma empresa de Mairiporã.

Reunião
A visita à região da subprefeitura do Jaçanã / Tremembé começou nesta manhã com uma apresentação do subprefeito Edison de Oliveira Vianna Junior. Foram analisados os principais projetos para a região, com destaque para obras de drenagem nos córregos Tremembé e Paciência. As intervenções beneficiarão famílias que vivem em áreas de fundos de vale e que sofrem atualmente com enchentes. Além disso, possibilitariam melhorias no viário e no transporte coletivo da região.

Durante a reunião, o prefeito apontou para a necessidade de adequação dos projetos de macrodrenagem para parcerias como o governo federal. “É importante adequar os projetos para as normas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Para o reassentamento das famílias, é possível fazer desapropriação de área e encaminhar pelo Minha Casa, Minha Vida”, afirmou Haddad.

Idosos
Nesta manhã, Haddad visitou o Instituto de Longa Permanência para Idosos, que abriga 23 pessoas em situação de risco. O prefeito conheceu as instalações do equipamento e conversou com os idosos. O local conta com 8 dormitórios, um ambulatório, cozinha, espaços de convivência e elevador. Os idosos residentes são atendidos por uma equipe composta por assistente social, orientadores socioeducativos, psicóloga e enfermeira.

Contenção
O percurso na subprefeitura do Jaçanã/ Tremembé terminou com uma vistoria às obras de contenção de encosta na rua Antonia Francisca de Siqueira, na Vila Nova Galvão. No local, estão sendo enterrados perfis a 8 metros de profundidade e são instaladas lajes de concreto para evitar acidentes de desbarrancamento.

FOTOS:
Crédito: João Luiz / SECOM

Foto 1 – Prefeito Fernando Haddad conversa com diretor do Hospital São Luiz Gonzaga, Norberto Kodi Kavabata e o secretário municipal da Saúde, José de Fillipi Junior.

Foto 2– Prefeito visitou todas as alas do hospital, que segundo ele, tem vocação para se tornar unidade da Rede Hora Certa

Foto 3 – Hospital poderá receber consultas, exames e cirurgias eletivas, agilizando o atendimento e diminuindo as filas de espera

Foto 4 – Haddad conversou com pacientes e funcionários do hospital

Foto 5 – Prefeito também visitou Escola Municipal de Educação Especial Madre Lucie Bray e conversou com alunos com deficiência auditiva, como o garoto Lucas, de 8 anos

Foto 6 – Prefeito Haddad acompanhou parte das aulas na escola que tem 87 alunos

Foto 7 – Haddad inclusive ensaiou gestos de libras (Língua brasileira de sinais) com alunos

Foto 8 – Prefeito assistiu a uma apresentação da banda ‘Música do Silêncio”

Foto 9 – Prefeito conversou com os dez percursionistas surdos da banda que irá em setembro para Portugal

 

collections
Galeria de imagens