Notícia na íntegra

Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2015 | Horário: 13:33
Compartilhe:

Prefeitura firmará convênio com estado para remoção de famílias da Vila Itaim

O prefeito Fernando Haddad afirmou nesta sexta-feira (20) que realizará a remoção das famílias que vivem em áreas públicas na região da Vila Itaim, na zona leste da capital, assim que a obra de construção do pôlder prometido para a área for contratada pelo governo do estado. O anúncio foi realizado em coletiva de imprensa na sede da administração municipal, após reunião do prefeito com o superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Ricardo Borsari, e vai ao encontro da proposta defendida por Haddad nesta semana. 



"Desde 2013 nós pactuamos com o Estado que a compensação ambiental pela ampliação das marginais seria a construção do dique, que evitaria essa cheia, essa inundação. No que diz respeito à remoção das famílias, nós acordamos que só haverá remoção delas quando a obra estiver contratada porque senão nós removeremos as famílias e logo em seguida a área será reocupada. Sem a obra licitada, a remoção é inócua. Serão dois gastos", afirmou Haddad.



A obra faz parte da contrapartida ambiental do governo do estado pelo alargamento das avenidas marginais. Originalmente, esta contrapartida seria o prolongamento do Parque Ecológico do Tietê, mas, em 2013, Prefeitura e estado acordaram que o pôlder seria construído por considerarem a obra prioritária para região. Após a reunião desta manhã, ficou decidido que um convênio com a indicação de responsabilidades de cada uma das partes será será firmado até o dia 15 de março. Caberá à Prefeitura a remoção das famílias de áreas públicas assim que a licitação estiver nas ruas. A remoção daqueles que hoje vivem em áreas privadas, que terão de ser desapropriadas, entretanto, ficará a cargo do próprio estado.  



"Esta obra está inserida em um contexto maior que é o programa Várzeas do Tietê, que pretende no curto prazo estabelecer uma preservação das várzeas. É um projeto muito interessante que tem um pôlder na Vila Itaim. Nós vamos trabalhar junto com a Prefeitura, no sentido de dar prosseguimento à essa ação", afirmou Borsari. De acordo com o superintendente do DAEE, o edital de licitação deve ter início em abril e as obras devem começar ainda no segundo semestre de 2015. 



Durante a coletiva, Haddad destacou que a administração municipal trabalhará continuamente na região. "Até lá nós não ficaremos parados. A assistência social entra com todo suporte para as famílias afetadas pela enchente e nós vamos elaborar o que chamamos de congelamento da área, que é um cadastramento com base no projeto apresentado pelo DAEE das famílias que serão afetadas para que, em um momento oportuno, com o contrato assinado, nós possamos proceder a remoção", disse. O prefeito pontuou ainda que as famílias que vivem em áreas de risco poderão ser removidas pela Defesa Civil antes do início das obras. 



O alagamento atinge cerca de 320 imóveis da Vila Itaim desde a noite segunda-feira (16), quando fortes chuvas provocaram o transbordamento do Rio Tietê na zona leste da cidade. A área fica na várzea do Tietê, trata-se de uma ocupação irregular e muitas casas ficam próximas ao rio.



Leia mais:


Município presta serviços integrados para vítimas de enchente na Vila Itaim


Prefeitura de São Paulo aguarda licitação do pôlder para retirar famílias da Vila Itaim


Prefeitura trabalha no apoio de famílias da Vila Itaim, na zona leste


Nota à imprensa - Pôlder da Vila Itaim



Imagens para download
Crédito: Heloisa Ballarini / SECOM


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn