Notícia na íntegra

Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015 | Horário: 15:37
Compartilhe:

Obra viária aumenta em mais de dez vezes velocidade em cruzamento na zona norte

Obras de readequação do cruzamento entre as avenidas Raimundo Pereira de Magalhães e Cantídio Sampaio aumentaram em mais de dez vezes a velocidade do tráfego no sentido Centro-Bairro na região de Parada de Taipas, zona norte. O local recebe doze linhas de transporte coletivo com uma média de 150 ônibus por hora. O prefeito Fernando Haddad vistoriou nesta sexta-feira (6) as ações no local.

“Este cruzamento era conhecido como um gargalo horrível, havia reivindicação de mais de 20 anos de que os engenheiros dessem um tratamento adequado. O ganho em um dos trechos chega a 1.300% em velocidade. As pessoas esperavam 30 a 40 minutos para fazer uma conversão que hoje você faz em cinco ou dez minutos”, afirmou Haddad.

Na Parada de Taipas foram investidos R$ 4,2 milhões na readequação geométrica do cruzamento, que recebeu também melhorias na sinalização. As intervenções alargaram as áreas próximas às esquinas e regularam o fluxo de veículos na região para que a passagem pelo cruzamento se tornasse mais ágil. Antes, era necessário esperar seis ciclos do semáforo para cruzar, o que gerava lentidão tanto no sentido centro como no sentido bairro. Hoje em média a espera caiu pela metade.

A região teve melhorias na pavimentação, com recuperação de mais de um quilômetro de asfalto. Os pontos de ônibus e locais para parada do transporte escolar ganharam baias, então os veículos saem da faixa de tráfego para o embarque e desembarque de passageiros. Além disso, a Praça Fuhad Smaire, conhecida como Praça do Coreto, foi reformada. Em área próxima, o Córrego do Tanque recebeu limpeza e desassoreamento, para evitar inundações.

“Essa obra está dentro de um projeto mais amplo que é a construção das faixas exclusivas de ônibus em toda cidade. Nós observamos que havia alguns gargalos que precisavam de obras. A organização da CET atua em todos os bairros da cidade e essas obras fazemos geralmente na periferia, que é onde os gargalos acontecem mais e onde há menos infraestrutura”, explicou o secretário Jilmar Tatto (Transportes).

Levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego indicou aumento de 340% na velocidade média (de 5,28 para 18 quilômetros por hora) no sentido bairro-centro da avenida Raimundo Pereira de Magalhães. No sentido oposto, a velocidade saltou de 3,17 para 42,63 quilômetros por hora. Na avenida Cantídio Sampaio houve ganho de 623 %, de 2,65 para 16,2 quilômetros por hora, enquanto na estrada de Taipas o fluxo ficou 513% mais rápido, de 6,54 para 33,59 quilômetros por hora.

Entre os locais que receberam intervenções semelhantes estão a avenida Belmira Marin, no Grajaú, a Curva do S, em São Miguel Paulista, a avenida Ellis Maas, em Capão Redondo e a rua Inácio Monteiro, em Cidade Tiradentes.

As obras vistoriadas nesta manhã levaram dez meses e também beneficiaram as ruas Antonio Nápoli, João Batista Dias, Vilaflor, Praia Tipitimirim, Canhoneira Iguatemi, Teodoro Rodrigues, Agripiano Barros e a Estrada de Taipas.

Fotos
Credito: Fabio Arantes/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn