Notícia na íntegra

Terça-feira, 8 de Abril de 2025 | Horário: 15:28
Compartilhe:

Prefeitura leva ao 38º Congresso de Secretários de Saúde 601 experiências exitosas

Trabalhos irão concorrer ao 14º Prêmio David Capistrano; evento terá ainda a participação de técnicos e trabalhadores dos equipamentos em cursos e rodas temáticas

A Prefeitura de São Paulo levará mais de 600 projetos ao 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), que acontece na cidade de Santos entre os dias 9 e 11 de abril, tendo como tema “A nova gestão municipal na era digital”.

O Cosems/SP é considerado um dos maiores eventos de saúde pública do país e contará com uma extensa programação de cursos, seminários e rodas de conversas, além da 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que concorrem ao 14º Prêmio David Capistrano.

A capital paulista teve 601 trabalhos aprovados para participarem da mostra deste ano, o que representa mais de 28% dos 2.121 projetos registrados no evento por 149 municípios. Em 2024, a cidade apresentou 393 trabalhos: “Esse crescimento no número de experiências exitosas mostra como a cidade de São Paulo tem investido em inovação para superar desafios na saúde”, afirma Josiane Motta e Motta, diretora da Escola Municipal de Saúde (EMS), responsável pela inscrição dos trabalhos da Secretaria Municipal da Saúde.

Em 2024, a experiência “Código Amarelo - Ribeirão Lageado”, desenvolvido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Silva Telles, do Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, foi premiado pelo enfrentamento e prevenção de doenças na região.

LEIA MAIS: SMS é premiada no 37º Cosems por projeto em saúde relacionado a mudanças e impactos climáticos

Projetos integram 12 temas
Os projetos inscritos pelo município estão dentro de 12 temas propostos pelo congresso: Assistência Farmacêutica, Atenção Básica, Gestão de Pessoas, do Trabalho e Educação Permanente, Gestão em Saúde, Participação Social, Promoção em Saúde, Regulação e Redes de Atenção em Saúde (RAS), Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Vigilância em Saúde, Saúde Digital, Mudanças Climáticas e Práticas Integrativas e Complementares (Pics).

Uma das experiências que será compartilhada este ano no Cosems/SP é “A Transformação da Saúde Digital no Município de São Paulo: a plataforma e-SaúdeSP no programa Avança Saúde SP”, que mostra o trabalho feito para aprimorar o aplicativo e-SaúdeSP de forma a integrar e digitalizar os serviços públicos, além de facilitar o monitoramento da jornada do paciente para os profissionais de saúde.

Outro exemplo de experiência exitosa inscrita na mostra por parte dos próprios serviços de saúde da capital é “JAISM - Jogos Abertos de São Mateus: Um espaço de promoção à saúde, convivência e visibilidade da pessoa idosa”, iniciativa de diversos equipamentos, que criaram um evento voltado aos idosos da região, de forma a estimular a prática de esportes e promover integração social. O número de participantes do JAISM saltou de 300, na primeira edição, em 2013, para 1.200, em 2024.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn