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Terça-feira, 16 de Janeiro de 2007 | Horário: 17:11
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Expresso Tiradentes entra em operação no dia 8 de março

Nesta primeira fase, o corredor Expresso Tiradentes ligará o trecho que vai do terminal Mercado, no parque Dom Pedro II, ao terminal Sacomã, cujas obras já estão praticamente concluídas. Pelo novo corredor trafegarão 25 ônibus novos, sendo 10 híbridos e 15 articulados.
O Expresso Tiradentes tem data para entrar em funcionamento: o próximo dia 8 de março. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (16/01) pelo prefeito de São Paulo, após inspeção às obras em execução no novo corredor de ônibus, que sairá do terminal Mercado, no parque Dom Pedro II, Centro, com destino ao Sacomã, região do Ipiranga, na Zona Sul da cidade.

Ainda faltam finalizar, na parte superior do corredor, as instalações das coberturas das estações Ana Nery e CAY, e concluir a colocação do piso. Na parte inferior, nas avenidas Juntas Provisórias e do Estado, incluindo as ruas laterais, a Prefeitura vai fazer o recapeamento e a sinalização das vias que margeiam esta primeira fase do Expresso Tiradentes. Estes dois últimos serviços não estavam no cronograma, mas a Prefeitura vai executá-los agora para não interromper o trânsito da região novamente, posteriormente. Além disto, a parte inferior ganhará novos pontos de iluminação e projeto paisagístico.

A entrega da primeira fase do Expresso Tiradentes chegou a ser anunciada para 25 de janeiro, aniversário de São Paulo. O prefeito comentou: “Nosso compromisso com a cidade é agir com transparência, mostrando as dificuldades, os imprevistos”.

Nesta primeira fase, o corredor Expresso Tiradentes ligará o trecho que vai do terminal Mercado, no parque Dom Pedro II, ao terminal Sacomã, cujas obras já estão praticamente concluídas. O próximo passo, informou o secretário municipal dos Transportes, será a realização do trecho que vai em direção à Vila Prudente, na Zona Leste. Depois vêm os trechos Vila Alpina-São Mateus e São Mateus-Cidade Tiradentes.

O secretário informou que do terminal Sacomã sairão cerca de 50 linhas municipais e intermunicipais, que vão ajudar a melhorar o trânsito na região do Ipiranga. “O terminal Sacomã é um pólo, um centro do sistema. De lá sairão linhas estruturais que irão aos Metrôs Conceição, Vila Mariana e Vergueiro. Também terá ônibus para Moema, Centro e Penha. Será um pólo regional de distribuição de linhas”, explicou.

Pelo novo corredor trafegarão 25 ônibus novos, sendo 10 híbridos e 15 articulados. Por ser uma via elevada, o limite de velocidade no Expresso Tiradentes será de 40 km/h. Nas demais vias da cidade, o limite máximo é de 60 km/h.

A viagem de ônibus entre o parque Dom Pedro II e o Sacomã pelo Expresso Tiradentes levará cerca de 20 minutos. Cerca de 25 mil pessoas vão circular pelo corredor. Quando o Expresso chegar até Cidade Tiradentes deverá beneficiar entre 350 a 400 mil passageiros por dia, atendendo a uma população de 1,5 milhão de habitantes. Sua operação permitirá a redução de tempo de viagem do parque Dom Pedro II à Cidade Tiradentes, de 130 para 70 minutos.

O corredor foi planejado há cerca de 10 anos. A atual administração municipal ampliou a extensão do trajeto de 8 para 32 quilômetros, levando-o até a Cidade Tiradentes, um dos extremos da Zona Leste. As administrações anteriores gastaram cerca de R$ 500 milhões na obra, que ficou abandonada em forma de esqueleto na avenida do Estado. A atual gestão já aplicou R$ 220 milhões no novo corredor. A estimativa de investimento até o término das obras, previsto para o final de 2008, é de mais R$ 400 milhões.

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