Secretaria Especial de Comunicação
Passeios do Recreio nas Férias revelam diferentes faces da Cidade à garotada
“Se não fosse o programa eu não teria vindo no museu”. A afirmação, de Gustavo Quinto Santana, 12 anos, foi feita durante uma visita ao Museu do Futebol, no Pacaembu, uma das 24 opções de passeios gratuitos da 23ª edição do Programa Recreio nas Férias, que começou no último dia 9, com a visita do prefeito de São Paulo ao CEU Caminho do Mar.
O programa, que acontece duas vezes por ano (julho e janeiro) tem como objetivo oferecer atividades lúdicas, esportivas e culturais para as crianças durante o período de recesso das aulas. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), o Recreio nas Férias deste mês tem a expectativa de oferecer diversão a aproximadamente 60 mil crianças e jovens de quatro a 16 anos.
Além de brincadeiras tradicionais, como amarelinha e queimada, as crianças podem aproveitar os dias quentes nas piscinas dos CEUs com recreadores ou em jogos de bola nas quadras poliesportivas. Para aqueles que preferem brincadeiras menos agitadas há a opção de disputar partidas de xadrez, ping-pong e apreciar apresentações circenses.
Passeios gratuitos a museus, parques e unidades do Sesc também fazem parte da programação do Recreio nas Férias. Hoje, por exemplo, as crianças vão se divertir em sessões do CineSesc com o filme Horton e mundo dos quem! e em visitas ao Espaço Catavento, Estação Ciência, Jardim Botânico, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu da Casa Brasileira (MCB), dentre outros.
Na última quinta-feira (12/1), as crianças que participam do programa no CEU Quinta do Sol, na Zona Leste, foram conhecer o Museu do Futebol no Pacaembu e ficaram maravilhadas. “Eu adorei. Tava todo mundo eufórico para chegar aqui e eu sei que se não fosse o programa eu não teria vindo no museu porque minha família não tem tempo. É muito mais legal participar do Recreio nas Férias do que ficar em casa.
Lá eu posso conhecer mais pessoas e nos divertimos”, disse Gustavo Quinto Santana, aluno de escola particular que já participou duas vezes do programa. Para a professora da rede estadual de ensino, Gleise Maria de Santana, o Recreio nas Férias é uma opção muito positiva da Prefeitura e atende tanto aos anseios dos pais quanto dos alunos. Além disso, o programa oferece oportunidades de acesso à cultura, o que ainda é raro na educação pública, segundo a professora. “Esse ano foi bem mais legal do que das outras vezes que participei, porque antes não tinha muitos passeios, mas agora temos várias atividades para fazer. A gente faz muitas coisas divertidas. Minha mãe colocou eu e minha irmã, de cinco anos, para participar”, ressaltou Gustavo.
As atividades seguem até dia 27 de janeiro em 56 polos dentre CEUs, escolas municipais e sedes de entidades sociais. Ao todo, são mais de 100 opções de entretenimento espalhadas por todas as regiões da Cidade. Para participar é preciso fazer a inscrição em qualquer um dos polos, cujos endereços podem ser pesquisados no portal da Secretaria de Educação.
Confira a programação dos próximos passeios
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk