Secretaria Especial de Comunicação
Temperatura bate recorde no início do mês
A estação mais quente do ano teve início em 22 de dezembro de 2011. Porém o mês de janeiro transcorreu com temperaturas típicas de outono, como por exemplo, o dia três com mínima de 12,9ºC e o dia 27 com máxima de apenas 17,7ºC.
A causa dessa baixa nas temperaturas foi a configuração de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que normalmente deixam o tempo mais fechado e com chuvas volumosas, além da influência do fenômeno La Niña que de maneira geral deixa a atmosfera mais fria.
O único dia em que os termômetros atingiram 31,5ºC no mês de janeiro foi no aniversário da Cidade de São Paulo (25). Este valor foi observado na estação meteorológica do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, no bairro de Cidade Ademar, Zona Sul. Já o valor registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Mirante de Santana, localizado na Zona Norte, foi de 30,9ºC, no mesmo dia.
Em fevereiro, desde o dia primeiro até o dia cinco as máximas permaneceram acima dos 30,0ºC sendo a maior máxima neste sábado (04), onde de acordo com a estação meteorológica do CGE localizada em Pirituba/Jaraguá, Zona Norte, a máxima foi de 35,1ºC, já no Inmet o termômetro computou 33,3ºC.
Ainda de acordo com o instituto, esta segunda-feira (06), foi a madrugada mais quente do ano com 22,0ºC, batendo o recorde da madrugada de domingo (05) e do dia 14 de janeiro, onde ambas registraram 21,2ºC.
De acordo com os meteorologistas do Centro, a partir da tarde de quarta-feira (8/2), as condições começam a mudar com a aproximação de uma frente fria que vai deixar a atmosfera mais instável, provocando chuvas mais freqüentes até o final da semana, amenizando o calor dos últimos dias.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk