Secretaria Especial de Comunicação
GCM apreende veículos por descarte irregular de resíduos
A Guarda Ambiental apreendeu sete veículos por descarte e transporte ilegal de resíduos, nesta quinta-feira (16/2). Em Guaianases, na zona leste, flagrou três veículos realizando descartes irregulares de entulho.
Um caminhão betoneira (pertencente à empresa Cortesia Concretagem), uma pick up e uma bomba de lançamento de concreto (ambos da empresa Mix 9000), despejavam o material na rua Dr. José Gravonsky, quando foram avistados pelos agentes.
Na região de Itaquera, também na zona leste, os guardas abordaram quatro caminhões que transportavam resíduos sem autorização.
Todos os motoristas receberam o Comunicado de Despejo Irregular de Resíduos, tiveram os veículos apreendidos e os responsáveis receberão multa de até R$ 13 mil, por infração, conforme lei 13.478, de 2002.
Balanço
Desde janeiro de 2012, a GCM flagrou 74 descartes irregulares de entulhos, (sendo 31 em fevereiro) na cidade de São Paulo, dos quais 39 foram na zona leste. Todos os notificados serão multados em R$ 13 mil cada um.
No período de janeiro de 2010 a dezembro de 2011, a Guarda Civil Metropolitana flagrou 999 descartes irregulares de entulhos e lixo na cidade, o que resultou em 2.219 ocorrências, encaminhadas às delegacias ambientais. Também foram efetuadas 738 notificações.
Os agentes da corporação ainda atuaram na fiscalização dos perímetros ambientais, principais áreas a serem preservadas na cidade, e parques. Foram realizadas 78.959 verificações e rondas nas áreas de risco (em 6.241 regiões).
Cerca de 370 toneladas de lixo e entulho foram retiradas das ruas e encaminhadas para aterros ecológicos da Prefeitura. Os principais materiais de despejo irregular são restos de construção, entulho no geral e resíduos domésticos.
A GCM atua com base no Procedimento Operacional Padrão 016 Descarte Irregular de Resíduos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk