Secretaria Especial de Comunicação
Novo Guia de Serviços da Prefeitura oferece maior comodidade ao cidadão
A Prefeitura de São Paulo lançou neste mês mais uma ferramenta para facilitar a busca por informações sobre a administração municipal. O novo Guia de Serviços do Portal reúne de forma simples e clara dados, serviços online, dados e orientações na página eletrônica www.prefeitura.sp.gov. br/guiadeservicos.
O acesso ao Guia foi organizado em cinco perfis de navegação: Cidadão, dedicado aos munícipes; Negócios, voltado aos empreendedores que atuam na cidade; Servidor, organizado para atender os funcionários da administração municipal; Turismo, para os visitantes da capital; e Governo, dedicado a promover a transparência da gestão. Na página inicial do Portal da Prefeitura é possível o acesso rápido a cada um dos perfis.
Para pesquisar uma informação ou serviço, é possível navegar por mais de 50 assuntos ou digitar palavras em uma caixa de busca. Os perfis também oferecem o acesso direto a serviços mais utilizados e mais buscados por cada categoria de visitante.
O novo sistema foi desenvolvido durante um ano e meio por uma equipe da Secretaria de Comunicação, com o apoio da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodam). Neste período, foram levantadas as principais necessidades dos munícipes, por meio das estatísticas de buscas no Portal e das mensagens enviadas ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Em média, o Portal da Prefeitura de São Paulo recebe um milhão de visitas por mês.
O Guia foi então construído para os serviços mais solicitados. São mais de 600 opções organizadas em um sistema que cruza os dados fornecidos por mais de 90 secretarias e órgãos da administração municipal.
Na nova página, para chegar a uma informação o munícipe deverá utilizar em média quatro vezes menos cliques do que na versão anterior de navegação. O design desenvolvido também contribui para descomplicar a utilização da página.
A partir de dados fornecidos pelas secretarias, subprefeituras, empresas, conselhos municipais, coordenadorias e autarquias da cidade, é realizado um trabalho de classificação que auxilia na recuperação de informações pelos usuários. A ideia é que o Guia seja um sistema dinâmico, atualizado conforme ocorram modificações nos serviços.
A página do Guia oferece ainda uma caixa de busca e diversas opções de banners que podem ser instalados em blogs, sites e páginas pessoais apresentar de maneira fácil e rápida em redes sociais para a divulgação do serviço.
No ar há apenas seis dias, o serviço de busca também convida os munícipes a contribuírem com sugestões para aprimorar ainda mais a navegação e a localização das informações. Para colaborar, basta enviar uma mensagem para o e-mail guia@prefeitura. sp.gov.br. Secretarias e órgãos da Prefeitura podem também solicitar atualizações e acréscimos por este canal de comunicação.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk