Secretaria Especial de Comunicação

Domingo, 6 de Maio de 2012 | Horário: 15:21
Compartilhe:

Faixa exclusiva na Radial Leste acelera viagens de um milhão de passageiros

Para melhorar o desempenho das linhas de ônibus que circulam na Radial Leste a Secretaria Municipal de Transportes, através da SPTrans, implantou em setembro do ano passado uma faixa exclusiva para ônibus que promoveu um aumento na velocidade média de 14,9% sentido centro e de 19,4% sentido bairro, com um ganho de 15 minutos no tempo de viagem.

A Radial Leste é a avenida mais importante do eixo leste, responsável pela mobilidade de mais de 1 milhão de passageiros vindos de dezenas de bairros circunvizinhos, que acessam a Radial para chegar na região central da cidade. Para melhorar o desempenho das linhas de ônibus que circulam na Radial a Secretaria Municipal de Transportes, através da SPTrans, implantou em setembro do ano passado uma faixa exclusiva para ônibus que promoveu um aumento na velocidade média de 14,9% sentido centro e de 19,4% sentido bairro, com um ganho de 15 minutos no tempo de viagem.


“Sempre utilizo a linha 3462-10 Vila Santana – Term. Pq Dom Pedro II e sempre pegava muito trânsito aqui próximo ao Metrô Penha e com as faixas exclusivas ganhei entre 10 e 15 minutos no meu itinerário, agora posso sair tranquila de casa sem me preocupar com o atrasos”, a usuária Geni Corbetta mora na região há 40 anos. “No horário de pico a melhora do trânsito é nítido, ainda mais com as fiscalizações da CET e da SPTrans, que evita que os automóveis invadam as faixas exclusivas. Com as novas faixas meu itinerário ficou mais rápido para chegar no trabalho no horário”, destaca Elisete Souza, usuária da linha 3459-10 Itaim Paulista – Term. Pq Dom Pedro II, que passa pela região todos os dias em seu itinerário do trabalho até a sua residência e vice-versa.


Esse aumento de velocidade no itinerário significa que os veículos passam mais vezes nos pontos e atendem uma maior quantidade de passageiros, utilizando a mesma frota, explica o engenheiro e especialista em transporte, Ivan Whately.


Em setembro de 2011 o secretário municipal de Transportes determinou aos técnicos da SPTrans e da CET uma relação de ruas e avenidas da cidade que comportem faixas exclusivas para ônibus. Os estudos terminaram no início deste ano e até o próximo mês de junho 130 km de faixas exclusivas para ônibus serão implantadas na cidade, com o objetivo de aumentar a fluidez deste importante meio de transporte e diminuir o tempo de viagem dos 10,9 milhões de passageiros que circulam de ônibus na capital todos os dias.


Ainda neste semestre começa também a licitação para a construção de 68,5 km de corredores para ônibus em importantes regiões de São Paulo como a Radial Leste, Itaquera, Campo Limpo e Santo Amaro, além das requalificações de outros três corredores: Campo Limpo/Rebouças, Inajar de Souza/Rio Branco e M’Boi Mirim/Guarapiranga. O corredor Campo Limpo - Rebouças - Centro já está em obras, com previsão de entrega para o final do mês de maio.


Além de promover a melhora da velocidade dos coletivos com novos corredores e faixas exclusivas, a Prefeitura investe também na renovação da frota. Desde 2005 mais de 80% da frota de 15 mil ônibus foram renovadas, com veículos maiores, possibilitando maior número de assentos, pois o número de passageiros teve um aumento de 10,5% e a oferta de lugares, com essa nova reciclagem, teve um aumento de 13,7%.


Em uma cidade como São Paulo o sistema de transporte é composto por vários modais, que são complementares entre si. As linhas de metrô e trens são os principais eixos estruturais do transporte, complementados pelos corredores de ônibus e linhas comuns, que são alimentadores. É por esse motivo que a Prefeitura de São Paulo já investiu R$ 1 bilhão na construção de novas linhas de metrô e vai disponibilizar mais R$ 1 bilhão até o final deste ano, que serão utilizados nas novas linhas do metro da cidade.

 

 

collections
Galeria de imagens