Secretaria Especial de Comunicação
Prefeitura testa carros elétricos e São Paulo será a primeira cidade da América Latina com táxis que não poluem
O prefeito de São Paulo lançou nesta terça-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, projeto piloto de Táxis Elétricos, uma parceria entre a Prefeitura, Aliança Renault-Nissan, AES Eletropaulo e Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo (Adetax), que testará a viabilidade da nova tecnologia para a frota de táxis da capital. O objetivo do programa é reduzir os níveis de poluentes emitidos pelo setor de transportes, responsável por 70% da poluição da cidade.
Na primeira fase, que tem início na próxima segunda-feira (11/6), circularão dois táxis elétricos do modelo Nissan Leaf. O prefeito destacou que a intenção é ampliar a frota de veículos com combustíveis limpos. “Quero registrar a importância que tem para a cidade, no Dia do Meio Ambiente, o início de uma ação tão importante no que diz respeito às políticas públicas de sustentabilidade”, disse. “A partir de agora, nós teremos cada vez mais táxis movidos à energia elétrica. Hoje são dois, a partir de outubro serão dez, mas a nossa expectativa é sempre ampliar”, completou.
Os táxis vão operar em um ponto no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação e a tarifa será a mesma em vigência na cidade. Para melhor atender à população, os motoristas dos primeiros táxis receberam quatro horas de treinamento fornecido pela Nissan em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes sobre o funcionamento e as diferenças da nova tecnologia.
Segunda fase - Com previsão de início para outubro, a segunda fase do projeto prevê a entrega de mais oito táxis e uma rede de recarga será instalada em sete pontos da cidade. Além disso, cinco carregadores de carga-rápida, que conseguem alimentar 80% da bateria em 30 minutos, serão instalados pela AES Eletropaulo em concessionárias Nissan para abastecimento mais rápido. Os veículos, que têm autonomia de 160 quilômetros, serão abastecidos na primeira fase nas garagens da própria empresa.
De acordo com o secretário municipal de Tranportes no início do projeto o trajeto dos táxis será restrito à cidade de São Paulo. “Isso é necessário para que haja um acompanhamento mais adequado do veículo. É um projeto experimental que, teoricamente, permite qualquer percurso, mas terá suas limitações por conta da tecnologia e porque ainda não temos a carga rápida que a Eletropaulo irá implantar até o final do ano”, explicou.
Acompanhamento técnico - Está prevista também a criação de um grupo técnico com representantes dos órgãos participantes para o acompanhamento do programa. Serão avaliados o consumo de energia, a autonomia e o desempenho dos veículos, além das condições de abastecimento.
Além do uso de energia limpa, outra vantagem da tecnologia elétrica é o custo reduzido na hora de abastecer o carro. Para rodar 160 quilômetros, gasta-se com o abastecimento com etanol R$ 33,70 e com gasolina, R$ 39,25. Já com a recarga de energia elétrica, o custo cai para R$ 7,11.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente comemorou a iniciativa. “Para a cidade, o programa é muito sustentável. Você tira da rua táxis movidos a combustível fóssil e passa a utilizar energia renovável. Isso é apenas um piloto por enquanto, mas é importante que essa iniciativa se multiplique”.
Energia limpa
A Prefeitura de São Paulo, por meio do Programa Ecofrota, incorpora à frota do transporte público veículos movidos a energia limpa. Atualmente, operam na cidade 67 novos trólebus. Também circulam 1,2 mil ônibus abastecidos com biodiesel, 160 com diesel de cana-de-açúcar e 60 movidos a etanol.
crédito da foto - Fábio Arantes/Secom
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk