Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 8 de Junho de 2012 | Horário: 18:00
Compartilhe:

Prefeito vistoria a Central de Telecomunicações da GCM e destaca o avanço na segurança urbana na capital

A Central de Telecomunicações e Videomonitoramento (CETEL) da Guarda Civil Metropolitana (GCM) funciona desde 2006 no local e é interligada ao sistema operacional da Polícia Militar e à CET, SPTrans, SAMU, Corpo de Bombeiros e outros órgãos da Prefeitura. A central recebe cerca de 2.500 chamadas diárias pelo telefone 153 e monitora em tempo real 1.400 câmeras de vídeo espalhadas pela cidade.

O prefeito de São Paulo vistoriou nesta manhã de sexta-feira (8/6) a Central de Telecomunicações e Videomonitoramento (CETEL) da Guarda Civil Metropolitana, localizada no prédio do Comando Geral da GCM, na Rua General Couto de Magalhães, Nova Luz. A Central funciona desde 2006 no local e é interligada ao sistema operacional da Polícia Militar e à CET, SPTrans, SAMU, Corpo de Bombeiros e outros órgãos da Prefeitura. Ela recebe cerca de 2.500 chamadas diárias pelo telefone 153 e monitora em tempo real 1.400 câmeras de vídeo espalhadas pela cidade, que abrangem o centro expandido, o parque Ibirapuera e outros locais estratégicos, como praças, pontes, cemitérios, escolas e ruas e avenidas de grande movimentação.

 

 

Durante a vistoria, o prefeito parabenizou os 190 efetivos da GCM que trabalham no local pelo serviço prestado à segurança urbana; e destacou que a articulação entre a administração municipal e outros órgãos de segurança gera resultados benéficos para a cidade. "A minha presença aqui é no sentido de me congratular com todos aqueles que participam desse processo de trazer mais segurança à cidade de São Paulo. Aqui na Central, a Prefeitura trabalha de maneira integrada com os órgãos de segurança do Governo do Estado e do Governo Federal e, assim, obtém resultados muito positivos", disse.

 

Para aumentar a eficiência do serviço de monitoramento da cidade, 19 novas câmeras com sistema automático de alerta de ocorrências estão em fase de testes. E a previsão é que até o final de junho um total de cem câmeras com essa tecnologia já estejam instaladas e em funcionamento. De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana as câmeras são dotadas de um sistema que identifica ocorrências nas imagens, sejam elas atos de vandalismo, comércio irregular, pessoas em situação de risco, entre outras, e dispara um alerta ao operador de vigilância. "Agora nós não temos mais o risco da falta de visualização em tempo real pelo operador. São 1400 câmeras monitoradas pela CETEL. E como não é possível olhar em tempo real todas elas, pelo novo sistema a câmera detecta automaticamente a anomalia, alarma a central e os operadores podem tomar as providênciais necessárias. Essa  tecnologia já está incorporada em países como Israel, Inglaterra e França. No Brasil, São Paulo é a primeira cidade a implantar essa sistemática", afirmou o secretário.

 

crédito das fotos - Fábio Arantes/Secom

 

As novas câmeras serão implantadas em parques, como o Ibirapuera, da Barragem e o Cantinho do Céu, estes últimos ambos na Zona Sul, e em avenidas de grande movimento, como a Jornalista Roberto Marinho. Neste último caso, a idéia é conter o consumo ilegal de drogas e ocorrências de furto e roubo. As imagens geradas podem ser vistas ao vivo também pela Central da Polícia Militar.


Câmeras por toda a cidade


O sistema operacional utilizado pela CETEL centralizou a comunicação em toda a cidade de forma digital, sem interferências e com a utilização de criptografia, o que proporciona mais segurança e rapidez no atendimento de chamadas. Como atua na mesma plataforma de Polícia Militar, ele facilita a integração da comunicação e o processamento das informações, encaminhando as ocorrências recebidas para cada órgão específico. Antes, a GCM tinha sua comunicação segmentada em cada inspetoria das 31 Subprefeituras e em cada região, o que não permitia a comunicação entre a Guarda e as demais polícias.


As demandas processadas pela CETEL e atendidas pela própria GCM estão relacionadas aos seis programas da Guarda, como o programa de Proteção Escolar, que atua na segurança na região das escolas municipais; Proteção Ambiental, que atua na segurança dos parques, das áreas de interesse ambiental na cidade incluindo os perímetros prioritários da Operação Defesa das Águas; Proteção ao Patrimônio municipal, que atua na segurança de instalações e equipamentos públicos como centros esportivos, culturais, de saúde, pontes, cemitérios e monumentos; Proteção aos Agentes Públicos onde atua em conjunto com ações do CONTRU, do PSIU, da SMADS, da SPTrans, dos fiscais das Subprefeituras, da Limpurb, da Ilume entre outros; Proteção ao espaço público e fiscalização do comércio ambulante, inibindo o comércio irregular, vandalismo e o uso impróprio do espaço público; Proteção às Pessoas em Situação de Rua e de Risco, atuando na rede de proteção da assistência social, orientando e encaminhando para ao atendimento especializado pessoas que estiverem em situação de risco, sobretudo crianças e adolescentes.

 

 

 

collections
Galeria de imagens