Secretaria Especial de Comunicação
Sintonia do Rock completa 22 anos com programação especial em julho
Se o rock morreu, como afirmam alguns, ele nem existia em 1990, pelo menos não nas ditas instituições sérias. Com exceção de alguns projetos pontuais, foi com o projeto Sintonia do Rock que o gênero ganhou pela primeira vez um espaço anual no calendário da cidade. Passados 22 anos, o projeto continua com o mesmo espírito de sua criação, incorporando novas vertentes e incomodando as velhas durante todo mês de julho.
Ao longo desses 22 anos, passaram pelos palcos do Centro Cultural São Paulo (CCSP) new wave, rockabilly, progressivo, punk, mods, e haja pedra para rolar nas vozes e nas guitarras de bandas como Ira!, Golpe de Estado, Lanny Gordin, Ultraje a Rigor, Violeta de Outono, Inocentes, Três Hombres, Akira S, Bem Nascidos e Mal Criados, Solana Star, banda Tafo, e mais uma porrada, literalmente, de outros.
Com as portas (da percepção) do rock escancaradas, o projeto que começou na contramão continua repercutindo, agora de maneira mais underground, fora da mídia, difundindo-se em meios independentes pela internet.
Com o objetivo de oferecer gratuitamente uma mostra com variadas vertentes do gênero mais popular do planeta, o Sintonia do Rock é realizado sempre no período de férias e coincide com o internacionalmente reconhecido dia do rock, 13 de julho. Neste ano a abertura do Sintonia será com uma apresentação de Próspero Albanese, a “voz” do lendário grupo Joelho de Porco, interpretando composições inéditas e clássicos da banda com a qual se consagrou. Na sequência, a banda Tomada faz uma apresentação especial para a gravação de seu 1º DVD, tocando em versão acústica. Destaque ainda para quatro grupos expoentes do rockabilly nacional: Big Band Hotzilla, Alex Valenzi & The Hideaway Cats, Red Lights Gang e Crazy Legs, que completam a programação.
Juntamente com o Sintonia do Rock, haverá mais um concerto do Festival de Improvisação, série dedicada à improvisação livre que era realizada com média de uma apresentação por mês, mas que, devido à reforma das salas do CCSP, passa a acontecer a cada dois meses. No dia 28, sábado, é a vez do duo inglês John Butcher (saxofones soprano e tenor) e Eddie Prévost (percussionista), duas figuras importantes da cena de improvisação de Londres, que já tocaram com vários grupos, e em vertentes variadas.
Por falar em rock, inclusive, Eddie Prévost é um dos fundadores do AMM, grupo pioneiro da improvisação que, durante a década de 1960, ocasionalmente tocou nas mesmas datas e locais que Pink Floyd, e ainda colaborou com grupos de indie rock, como dEUS, Main e Sonic Boom.
Serviço
Sintonia do Rock
Data: Quintas, às 21h, e sábados, às 20h
Local: Centro Cultural São Paulo - Praça Mário Chamie (Bibliotecas)
Entrada franca
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk