Secretaria Especial de Comunicação
Operação Cata-Bagulho percorre a Consolação neste sábado
Móveis velhos, madeiras, pneus usados e eletrodomésticos quebrados poderão ser descartados pelos moradores da Consolação neste sábado (21/7). Entre 7h e 12h, os inservíveis devem ser depositados nas calçadas, para que, na sequência, sejam levados pela Operação Cata-bagulho. Antes da rota do caminhão, um representante do serviço percorre, de motocicleta, todas as ruas do distrito realizando um levantamento dos locais no quais as equipes irão recolher os resíduos sólidos em desuso.
O distrito da Consolação é delimitado pela avenida Paulista, rua da Consolação, viaduto Okuhara Koei, Avenida Doutor Arnaldo, Rua Cardoso de Almeida, Rua Almirante Pereira Guimarães, Avenida Arnolfo de Azevedo, Avenida Pacaembu, Rua Doutor Veiga Filho, Rua Jaguaribe, Rua Amaral Gurgel, Rua João Guimarães Rosa, Ligação Leste-Oeste, Viaduto da Ligação Leste-Oeste, Rua Avanhandava, escadaria de acesso à Rua Avanhandava e Rua Frei Caneca.
O serviço tem como objetivo evitar crimes de despejo irregular de lixo e entulho. Tais violações são passíveis de multa de até R$ 13 mil, e inviabilizam o escoamento correto das águas torrenciais, causando enchentes. Desde janeiro, as 27 edições recolheram 452 toneladas na região central de São Paulo. O calendário das Operações pode ser consultado do site da Subprefeitura Sé.
Ecopontos
Em caso de pequenas quantidades, de até 1 m³, o que corresponde a uma caixa d'água de mil litros ou 25% de uma caçamba, o descarte pode ser feito nos Ecopontos. Na região central, seis estão em funcionamento: Glicério, Liberdade, Armênia, Barra Funda, Cambuci e Nova Luz.
Os Ecopontos também recebem entulho, resíduos gerados pelas atividades de construção civil, como fragmentos de tijolo, areia, cimento, entre outros.
Já os grandes geradores de entulho devem contratar uma empresa cadastrada na Prefeitura, que faz a retirada, transporte e o descarte de forma apropriada. A relação dessas empresas está no site da Secretaria de Serviços.
Lixo eletrônico
A Central de Triagem de Lixo Eletrônico, localizada na Barra Funda, é a primeira da Cidade a recolher e reaproveitar eletrodomésticos como televisões, rádios, microondas, peças de computador, monitores, teclados, mouses, aparelhos telefônicos e fotográficos, dentre outros. Os interessados em se desfazer de peças eletrônicas podem levá-las gratuitamente até Central, ou ainda, solicitar a retirada dos objetos pelo telefone 3666-0849. Outras informações no site da Coopermiti.
Serviço
Cata-Bagulho na Consolação
Data: 21 de julho
Horário para depósito de materiais: 7h às 12h
Grátis
Ecoponto Armênia
Rua General Carmona, 140; próximo à avenida Tiradentes, altura da praça Bento de Carmago Barros
Ecoponto Barra Funda
Rua Sólon (Baixos viaduto Engenheiro Orlando Murgel)
Ecoponto Cambuci
Local: avenida D. Pedro I, 21
Ecoponto Glicério
Avenida do Estado, esquina com a Rua Nova, baixos do viaduto Glicério
Ecoponto Liberdade
Rua Jaceguai, 67, próximo ao viaduto Guilherme de Almeida e avenida Liberdade
Ecoponto Nova Luz
Rua Helvetia, próximo ao número 55
Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos, das 6h às 18h
Central de Triagem de Lixo Eletrônico - Coopermiti
Local: Rua Doutor Sérgio Meira, 268 - Barra Funda
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17hs. Sábado, das 9h às 13h
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk