Secretaria Especial de Comunicação
Manoel de Barros é inspiração para espetáculo de dança
Em uma de suas produções literárias, o escritor mato-grossense Manoel de Barros diz: "Sempre que desejo contar alguma coisa, não faço nada. Mas quando não desejo contar nada, faço poesia". Suas poesias, que sempre dialogaram com um universo fantástico, inspiraram a mais recente intervenção de dança da Outro, Outra Cia de Dança, intitulada "Crescer para passarinho".
Joana Egypto, uma das intérpretes, conta que, por se tratar de uma intervenção em espaço público e não convencional, a cada experiência a companhia se depara com acontecimentos novos e questionamentos que são discutidos e avaliados pelas intérpretes. "Dessa maneira, a concepção vai se configurando e se afirmando: trabalhamos principalmente com jogos de improvisação, escuta do corpo e investigamos como podemos prolongar a poesia para além das palavras", explica.
Para as apresentações, Egypto entra em cena com Beatriz Coelho, Deise Miranda e Lívia Braga, todas integrantes do coletivo. Ela comenta que a opção pelas poesias de Manoel de Barros não é uma mera homenagem. O que chamou atenção do grupo é a sutileza no modo de dizer do autor: "Os versos do poeta tornaram-se âncoras para a improvisação e experimentação de regras que se atualizavam com a dança. E a partir de então, a fome pela poesia só vem aumentando e instigando novas buscas", conta.
O espetáculo é gratuito, e pode ser conferido em 3 roteiros de ônibus-biblioteca, entre os dias 24 e 26 deste mês.
Serviço
Roteiro Jaçanã
Praça João Batista Vasques
final da Av. Guapira, ponto inicial Linha Jaçanã/Metrô Belém
Dia 24, 12h15
Roteiro Jaraguá
Estrada de Taipas com Estrada do Corredor (Praça sem nome)
Dia 25, 14h
Roteiro Parque Peruche
Rua Santa Eudóxia, altura do nº 679
Dia 26, 14h
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk