Secretaria Especial de Comunicação
Prefeitura vistoria CEI que atende 138 crianças no Ipiranga
A Prefeitura vistoriou nesta quinta-feira (6) o Centro de Educação Infantil (CEI) Vereador Francisco Batista, no Ipiranga, Zona Sul. A unidade atende a 138 crianças entre seis meses e três anos e 11 meses, e funciona em período integral. Administrado pela União de Núcleos, Associações e Sociedade dos Moradores de Heliópolis e São João (UNAS), o CEI foi construído pela prefeitura dentro da proposta da ampliação da oferta de vagas em creche.
Os alunos são divididos em quatro grupos: no Berçário I são atendidas 14 crianças de seis meses a um ano; no Berçário II, 36 crianças de um a dois anos; no Mini-Grupo I são atendidas 44 crianças com idade entre dois a três anos e no Mini-Grupo II há mais 44 crianças entre três e três anos e 11 meses.
O prédio possui sete salas de aula, cozinha, refeitório, solário, local para banho e troca das crianças, lactário, além de banheiros acessíveis nos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A área externa é composta por um playground com brinquedos para recreação das crianças e atividades extras.
A obra, de responsabilidade do Departamento de Edificações da SIURB, possui estrutura com madeira tratada e vidros, pois o terreno está localizado acima do túnel Maria Maluf, o que impedia estaqueamentos em profundidade para execução de uma escola de alvenaria padrão. Com estrutura ecológica, o prédio foi construído para explorar a luz solar proporcionando a economia no consumo de eletricidade. A área construída da unidade é de 530 m², sendo que o terreno possui 1.560 m².
A Prefeitura ampliou o número de creches nos últimos oito anos, passando de 870, em 2004, para 1.515 atualmente. Houve neste período um salto na oferta de vagas. A Rede Municipal de Ensino contava, em 2004, com cerca de 60 mil crianças de zero a três anos matriculadas em suas creches. Em dezembro de 2010, esse número já havia subido para 130 mil, portanto mais do que o dobro encontrado. Com a reorganização da Educação Infantil, em 2011, a faixa etária atendida em creche passou de zero a três anos para quatro anos incompletos. Hoje são 210.034 crianças matriculadas. Essa ampliação foi possível graças à construção de novas unidades e à assinatura de novos convênios. A previsão é entregar, até o final deste ano, outras 400 creches, entre novas construções e a assinatura de novos convênios, nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
crédito das fotos - Fábio Arantes/Secom
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk