Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 10 de Setembro de 2012 | Horário: 15:00
Compartilhe:

Reforma do Centro Olímpico de Treinamento garantirá acessibilidade nas arquibancadas

Em sua terceira etapa, o projeto de reforma do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) compreende uma ampla reestruturação do espaço que atualmente recebe, entre outras melhorias, a acessibilidade na arquibancada que ganhará rampas e espaço para cadeirantes.

Autoridades municipais vistoriaram na manhã desta segunda-feira (10) as obras de reformas do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), localizado na Rua Pedro de Toledo, nº 1651, na Vila Mariana, Zona Sul. Em sua terceira etapa, o projeto compreende uma ampla reestruturação do espaço que atualmente recebe, entre outras melhorias, a acessibilidade na arquibancada que ganhará rampas e espaço para cadeirantes.

 

 

A atual fase do cronograma de obras, que deve ser concluída no final de 2012, compreende readequações no complexo de boxe e das arquibancadas, vestiários e área administrativa do complexo de atletismo. A pista do COTP foi entregue em 19 de outubro de 2010 e é homologada pela Federação Internacional de Atletismo.

 

Em 2007, em comemoração ao 30º aniversário do Centro Olímpico, foi realizada do projeto com a reforma completa das áreas de treinamento do judô, luta olímpica, ginástica artística, handebol, vôlei, basquete e piscina olímpica. O equipamento recebeu ainda naquele ano nova academia de ginástica e um Centro de Medicina Esportiva. Já a segunda fase compreendeu a reforma total do complexo de atletismo e da área destinada ao treinamento do futebol feminino.

 

 

História

 

Atualmente, o COTP atende 1.200 esportistas, entre eles atletas olímpicos, e proporciona o treinamento de jovens em 10 modalidades olímpicas: atletismo, basquete, boxe, futebol feminino, ginástica artística, handebol, judô, luta olímpica, natação e vôlei. Para fazer parte dessa estrutura é necessário passar por um processo de seleção, totalmente gratuito, realizado periodicamente.

 

O Centro Olímpico conta com uma estrutura de 10 mil m² de área construída e 50 mil m² de área total, com três quadras poliesportivas, piscina olímpica coberta e aquecida, ginásio para ginástica artística, dojô para lutas, campo de futebol, pista de atletismo, academia de boxe, sala de musculação e fisioterapia e auditório para 100 pessoas. Além disso, o Centro de Excelência de Medicina do Esporte oferece acompanhamento médico diário aos atletas, com os melhores profissionais de cada área.

 

 

Criado em 3 de fevereiro de 1976, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) surgiu com a proposta de revolucionar o esporte de base na cidade de São Paulo, investindo maciçamente na formação de jovens atletas, para compor o time de futuras estrelas do esporte nacional.

 

Desde o início das atividades, o COTP contou com alguns dos mais expressivos nomes do esporte brasileiro, como Amauri, Hortência, Montanaro, Ricardo Prado, entre muitos outros. Na equipe de professores há ex-jogadores e treinadores de seleções estaduais e brasileiras, como o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, Henrique Guimarães, do judô.

 

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens