Secretaria Especial de Comunicação
CET promove Semana de Carona Solidária para marcar o Dia Mundial Sem Carro
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), promove a Semana de Carona Solidária entre segunda-feira (17/09) e sexta-feira (21/9) para marcar o Dia Mundial Sem Carro, comemorado no sábado (22/9). Durante a próxima semana, os motoristas que utilizam as faixas reversíveis poderão fazê-lo quando estiverem transportando um ou mais passageiros no veículo. A medida tem caráter educativo e visa incentivar a carona solidária.
O Dia Mundial Sem Carro é um evento internacional realizado anualmente em que a população é convidada a deixar seu veículo na garagem e utilizar outros meios de transporte. O objetivo da iniciativa é combater a poluição do ar, a emissão excessiva de gases (efeito estufa) e estimular o uso do transporte coletivo.
Com as Faixas Reversíveis consegue-se aumentar a capacidade de fluxo das vias e possibilitar maior escoamento do volume de tráfego, minimizando os transtornos provocados pelos congestionamentos. Na cidade operam diariamente 9 faixas reversíveis. Em todas elas serão colocadas ao longo do dia e no final de semana 50 faixas e banners com mensagens convidando a todos para aderir à carona solidária.
Em paralelo, a CET fará uma análise da adesão da população a esta ação. No Dia Mundial Sem Carro de 2011 foi feita operação semelhante que resultou em adesão de até 58% na Radial Leste e 46% na Ponte das Bandeiras, por exemplo. A Ponte dos Rémédios foi a via que apresentou o maior índice de adesão dentre todas as nove faixas reversíveis: 78% dos veículos estavam com mais de um passageiro no Dia Mundial Sem Carro em 2011.
Para este ano a CET já realizou uma primeira contagem de motoristas nas faixas reversíveis na semana do dia 3 e na semana do dia 10 para confrontar os dados no final da semana que vem, após a campanha da Semana Solidária no Trânsito.
O estudo do Desempenho do Sistema Viário Principal (DSVP) de 2011 da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que nas 32 rotas pesquisadas, que corresponde a 255 km lineares de vias principais da cidade, 78% do volume contado nas horas picos era composto de automóveis, 3% de ônibus urbano e 1% de ônibus fretados (o índice inclui ônibus escolares), além de 15% de motos e 3% de caminhões. Se considerarmos, simplificadamente, os autos com um fator de equivalência igual à 1, motos 0,5 e caminhões e ônibus com fator 2, os automóveis ocuparam 78% do espaço viário e os ônibus 8%.
Das 32 rotas pesquisadas em 2011, 21 rotas têm vias com tratamento para ônibus: nove rotas têm vias com corredor exclusivo (p.e. Consolação/Rebouças) e 12 corredores com alguma via com faixa preferencial para ônibus (p.e. Av. Paulista e Radial Leste). A taxa de ocupação de automóveis em 2012 é de 1,4 passageiro por veículo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk