Secretaria Especial de Comunicação
Construção de casas populares avança na Água Espraiada e primeiras unidades devem ser entregues até o fim do ano
Autoridades municipais vistoriaram nesta terça-feira (18) as obras do Residencial Jardim Edite, localizado na Rua Charles Coulomb, 20, no Brooklin, Zona Sul. As obras estão em fase avançada e 252 famílias serão atendidas com moradia própria. O projeto prevê, também, creche, Unidade Básica de Saúde (UBS) e restaurante-escola.
O residencial tem recursos da Operação Urbana Água Espraiada. O projeto prevê o reassentamento de 4 mil famílias, a construção de um novo parque urbano de 600 mil metros quadrados e um túnel de 2,4 km de extensão, que vai interligar a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes, permitindo a circulação de ônibus e transporte de carga. Além dos ônibus, a região será atendida pela Linha 17 do Metrô e integrada à rede de transporte público de alta capacidade.
O Residencial, construído no cruzamento das Avenidas Engenheiro Luiz Carlos Berrini e Jornalista Roberto Marinho, área anteriormente ocupada por mais de 800 famílias em habitações precárias, terá três torres de 17 andares, com 60 apartamentos cada. Dois edifícios já foram erguidos e o terceiro está sendo levantado. Os prédios possuem dois elevadores. Os apartamentos, com 50 m² de área útil, contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Além das torres, estão em construção mais duas lâminas de seis pavimentos.
Moradias
A Prefeitura viabilizou 33.987 moradias a famílias de baixa renda nos últimos oito anos. Na política habitacional do município, destaca-se o Programa de Urbanização de Favelas. Recentemente premiado pela ONU com o Scroll of Honour – que reconhece iniciativas exemplares na área de habitação em todo o mundo -, foi o que mais recebeu recursos, com um total de R$ 5,2 bilhões investidos desde 2005.
O programa, que já atendeu, por exemplo, às comunidades carentes de Paraisópolis, Heliópolis, Jaguaré, Jardim São Francisco e Cantinho do Céu, transforma áreas degradas da cidade em centros habitacionais com moradias dignas e dotadas de toda infraestrutura, além de equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas.
crédito das fotos - Fábio Arantes/Secom
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk