Secretaria Especial de Comunicação
GCM encaminha mil armas de fogo para destruição
Nesta terça-feira (18/9), a Guarda Civil Metropolitana (GCM) entregou ao Exército Brasileiro mil armas de fogo, arrecadadas na Campanha do Desarmamento, para serem destruídas. A Prefeitura de São Paulo, por meio da GCM, é considerada a única no país que não paralisou a ação desde o plebiscito de 2006 e, até agora, recolheu 4.671 armas em suas inspetorias, o que de acordo com um estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas (IPEA) significa 260 vidas salvas, tendo como base a proporção de que a cada 18 recolhidas, uma vida é salva.
A Guarda Civil Metropolitana possui 34 postos para recebimento das armas em toda a cidade e também atua em parceria com igrejas de várias denominações e outras organizações como o Instituto Sou da Paz. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana também criou um comitê de Controle de Armas e Desarmamento que além dessas atividades, fomenta a destruição mais rápida das apreensões.
Ao entregar a arma, o cidadão terá o anonimato garantido, a inutilização do material no ato da entrega e a agilidade no pagamento da indenização (que pode ser sacada após 24 horas no Banco do Brasil) mediante a retirada do boleto/voucher diretamente nas 34 Inspetorias da Guarda Civil Metropolitana.
O cidadão que possua uma arma de fogo seja Registrada ou Não Registrada, pode entregá-la voluntariamente, sem qualquer tipo de preocupação, pois não haverá qualquer investigação em relação a origem da arma ou ao seu portador. A indenização varia de R$ 100 a R$ 300, de acordo com o modelo da arma.
Procedimentos para a entrega voluntária
Antes de entregar a arma, o interessado deve preencher uma Guia de Trânsito, que pode ser obtida no site da Polícia Federal http://www.dpf.gov.br/institucional/campanhas/ a qual permite e autoriza que a arma seja transportada de sua casa até o posto de entrega sem qualquer implicação criminal, valendo lembrar que sua validade é de apenas um dia. Já de posse da guia a arma deve ser descaracterizada, ou seja, desmontada, quando possível, e sem munição. No ato da entrega o interessado receberá uma via da ficha de indenização, onde deverão constar seus dados bancários para tal finalidade, a qual deve ser guardada para fins de comprovação, inclusive a de que a arma foi entregue.
Em caso de dúvidas ou outras informações, disque 153 (que funciona 24 horas) e no site da Secretaria de Segurança Urbana.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk