Secretaria Especial de Comunicação
Programa Zeladores de Praças promove geração de renda e proteção ambiental
O Programa Zeladores de Praças promove o cuidado das áreas verdes e gera oportunidades para pessoas de baixa renda. Capacita em jardinagem desempregados, que passam a atuar nas praças da cidade realizando a proteção e a manutenção destes espaços. Até o momento, o projeto já formou 2.573 zeladores. Atualmente, 24 Subprefeituras da cidade são atendidas pelo programa.
Iniciada em 2008, a iniciativa recebeu em 2012 menção honrosa do Prêmio Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana na categoria Áreas Verdes Urbanas e Gestão de Áreas de Preservação Permanente. A premiação é promovida pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.
Os zeladores frequentam o curso de jardinagem e recebem um auxílio mensal de R$ 653,10, por meio do Programa Operação Trabalho (POT), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet).
Para ter direito de participar do programa é necessário preencher alguns quesitos, já que o curso tem o objetivo a capacitação com vistas à geração de renda. É preciso ter idade acima de 16 anos, estar desempregado há mais de quatro meses sem receber o seguro-desemprego, ter renda familiar até meio salário mínimo por pessoa e residir no município de São Paulo. A permanência no projeto é de até 24 meses.
Atualmente, 761 pessoas são capacitadas pelo programa. Os beneficiados aprendem a cuidar da vegetação, fazer pequenos reparos, melhorar o visual paisagístico e dar condições regulares de uso à praça.
A formação inclui 60 horas de aulas teóricas e práticas. O curso é ministrado por docentes com formação em engenharia agrônoma e biologia, contratados pela Escola de Jardinagem da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, em locais próximos às subprefeituras. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente também fornece os uniformes, equipamentos de segurança individual e as ferramentas.
Após o curso, o zelador fica responsável pela manutenção de pisos e mobiliário, jardinagem e limpeza cotidiana de uma área verde com cerca de 5 mil m2. Cabe à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras definir os locais de atuação, contratar obras de revitalização, fiscalizar e supervisionar os serviços. Praças grandes contam com número maior de profissionais e as pequenas formam um conjunto a ser mantido por uma única pessoa.
Além da preocupação com a manutenção geral das áreas verdes, a presença do zelador ajuda a inibir a deposição inadequada de resíduos e pode contribuir na orientação da população local sobre a importância de conservação do meio ambiente e adoção de boas práticas de convivência no espaço público. Há uma relação de confiança entre os zeladores, os moradores do entorno e os freqüentadores do local. Para incentivar essa relação, a seleção dos participantes contempla beneficiários que residam próximo das praças onde vão trabalhar.
Após as atividades práticas, os profissionais capacitados são encaminhados para o mercado de trabalho da área de jardinagem e paisagismo, em lojas especializadas e na manutenção de jardins públicos e privados.
Número de zeladores formados pelo programa
Em 2008 = 206
Em 2009 = 306
Em 2010 = 773
Em 2011 = 984
Em 2012 = 304
Total = 2.573
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk