Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 26 de Novembro de 2012 | Horário: 11:03
Compartilhe:

Defesa Civil trabalha na prevenção de acidentes causados por chuvas de verão

A cidade de São Paulo já colocou em prática o Plano Chuvas de Verão 2012/13 da Defesa Civil. O plano vigora até o dia 15 de abril para que o poder público municipal e a comunidade atuem de forma preventiva, adotando procedimentos emergenciais nesta época de chuvas.

Com foco na prevenção e redução de danos físicos e materiais ocasionalmente promovidos pelas precipitações atmosféricas da estação mais quente do ano, a cidade de São Paulo já colocou em prática o Plano Chuvas de Verão 2012/13 da Defesa Civil. O plano vigora até o dia 15 de abril para que o poder público municipal e a comunidade atuem de forma preventiva, adotando procedimentos emergenciais nesta época de chuvas.


A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) é responsável pela decretação dos estados de criticidade para enchentes (alagamentos/ inundações) e escorregamentos, que é realizado com base nas informações meteorológicas e volumes de chuvas fornecidas pelo CGE.


A Defesa Civil possui uma Central de Atendimento, telefone 199, que funciona ininterruptamente. Em caso de emergência, para apoio e orientação, a população deve entrar em contato através desse número. Estudos apontam que o trabalho preventivo tem dado resultados extremamente positivos, visto que nos últimos anos o número de óbitos em ocorrências correlacionadas às chuvas tem diminuído drasticamente. No ano de 2011 não houve nenhum óbito em ocorrências deste tipo.


Na primeira reunião para elaboração para o plano deste verão, realizada em julho, foram destacadas ações da Prefeitura junto aos munícipes que contribuíram para a melhoria do quadro, como a construção dos piscinões da cidade; da conscientização sobre o cuidado com os animais domésticos, que sofrem com as consequências dos desastres causados pelas chuvas; o monitoramento participativo em áreas de risco geológico e para enchente; o desenvolvimento e a execução do Plano Preventivo Local, a limpeza dos logradouros e ruas; além da fiscalização por parte da GCM para coibir o descarte irregular de resíduos, evitando alagamentos.


Volume Pluviométrico


Para contabilizar o volume de chuvas registrado na cidade, o Centro de Gerenciamento de Emergências utiliza cerca de 100 postos de medição da Rede Telemétrica do Alto-Tietê (Saisp/ Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica – FCTH), que coletam dados de pluviometria e fluviometria; 18 estações meteorológicas automáticas distribuídas em pontos estratégicos da Cidade; e 32 pluviômetros instalados nas 31 Subprefeituras e na sede da Comdec.


A Defesa Civil informa que é de extrema importância que a população siga as orientações do órgão para que vidas sejam preservadas e os desastres evitados. As orientações estão disponíveis no site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/seguranca_urbana/defesa_civil/.


Acompanhe as condições meteorológicas e a previsão do tempo através do site do CGE: http://www.cgesp.org/v3/.


Classificação das chuvas


Intensidade – Precipitação


Fraca - 0,0 a 5,0mm por hora


Moderada - 5,1 a 30,0mm por hora


Forte - Acima de 30,0mm por hora


Compreenda os estados de criticidade


Observação - Todo o período de vigência do Plano.


Atenção - Chuva com potencial de alagamento de vias ou transbordamento dos rios e córregos e previsão de continuidade das chuvas nas cabeceiras.


Alerta - Alagamentos generalizados intransitáveis e associados a extravasamento de rios e córregos com a continuidade das chuvas.


Alerta Máximo - Alagamentos generalizados intransitáveis, associados a extravasamento de rios e córregos, dimensão do evento supera a capacidade de atendimento do município gerando forte impacto nos sistemas de trânsito e transporte, necessitando do apoio de instituições federais estaduais e municipais.


Escorregamento de Encostas


Observação - Todo o período de vigência do Plano.


Atenção - Chuva acumulada de 60mm em 72 horas e previsão de continuidade das chuvas e necessidade de remoções.


Alerta - Chuva acumulada de 60 mm em 72 horas, com escorregamentos generalizados e previsão de chuvas moderadas e fortes, Intensificação do monitoramento e avaliação da necessidade de remoções preventivas das moradias em situação de risco alto e muito alto remoções.


Alerta Máximo - Escorregamentos generalizados por todas as áreas de risco do município, associados à necessidade de grandes números de remoções de moradias em risco alto e muito alto. Dimensão do evento supera a capacidade de atendimento do município, necessitando do apoio de instituições federais e/ou estaduais.


Fonte: Radar Meteorológico de Ponte Nova (Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo)

 

 

collections
Galeria de imagens