Secretaria Especial de Comunicação
Guardas civis são capacitados em inglês e espanhol
Resultado de uma parceria entre o Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU) da Guarda Civil Metropolitana, a São Paulo Turismo (SPTuris) e o Serviço Nacional do Comércio (Senac), os cursos tiveram o objetivo de preparar os GCMs para o atendimento aos milhares de turistas que todos os anos visitam a capital paulista, principalmente a negócios, lazer, estudos ou mesmo os que buscam tratamentos médicos especializados. Essa preparação visa também os grandes eventos esportivos internacionais que serão realizados nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016.
O Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega comentou a importância de ser dada continuidade aos programas de capacitação da Guarda Civil Metropolitana, inclusive com aprimoramento na formação em diferentes idiomas.
O Coordenador do Centro de Formação em Segurança Urbana, Flávio Rosa, destacou, durante a solenidade, que “preparar os GCMs para receberem bem os turistas que virão para os grandes eventos internacionais da cidade pode criar uma importante empatia dos visitantes com a cidade e fazer com que eles queiram voltar mais vezes”.
O Diretor de Ações Estratégicas da SPTuris, Luiz Sales, também presente à diplomação, ressaltou que “uma cidade com vocação turística tão marcante quanto São Paulo precisa ter agentes cada vez mais preparados para atender as pessoas que aqui chegam; esse foi o principal objetivo da atual iniciativa”.
A primeira turma que acaba de se diplomar contou com uma carga horária de 60 horas/aula. Para as próximas turmas serão treinados dois mil GCMs, sendo mil em inglês e outros mil em espanhol -, a carga horária passará a ser de 120 horas/aula. Segundo o gerente de Desenvolvimento de Idiomas e Linguagem do SENAC, Bráulio Alexandre Rúbio, “o curso foi desenvolvido especificamente para as necessidades da corporação, com ênfase na indicação de pontos turísticos, de transporte ou relacionadas à segurança”.
Curso de Mandarim
Teve inicio no mês de outubro, o Curso de Língua Chinesa – Mandarim, para 80 Guardas Civis Metropolitanos. A iniciativa é pioneira no serviço público. A duração do curso será de 3 semestres, divididos em 3 módulos com 100 horas/aula cada um. A realização é fruto de parceria entre a Secretaria de Segurança Urbana e a Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), através do Instituto Confúcio, presente em quatro Continentes com mais de 300 Unidades.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk