Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 26 de Novembro de 2012 | Horário: 15:19
Compartilhe:

Guardas civis são capacitados em inglês e espanhol

Quarenta e três agentes da Guarda Civil Metropolitana receberam, nesta sexta-feira (23/11), os certificados de conclusão dos cursos de capacitação em língua estrangeira, sendo 24 em espanhol e 19 em inglês. Os cursos tiveram o objetivo de preparar os GCMs para o atendimento aos turistas que visitam a capital e também para a Copa de 2014 e as partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016.

Resultado de uma parceria entre o Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU) da Guarda Civil Metropolitana, a São Paulo Turismo (SPTuris) e o Serviço Nacional do Comércio (Senac), os cursos tiveram o objetivo de preparar os GCMs para o atendimento aos milhares de turistas que todos os anos visitam a capital paulista, principalmente a negócios, lazer, estudos ou mesmo os que buscam tratamentos médicos especializados. Essa preparação visa também os grandes eventos esportivos internacionais que serão realizados nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016.


O Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega comentou a importância de ser dada continuidade aos programas de capacitação da Guarda Civil Metropolitana, inclusive com aprimoramento na formação em diferentes idiomas.


O Coordenador do Centro de Formação em Segurança Urbana, Flávio Rosa, destacou, durante a solenidade, que “preparar os GCMs para receberem bem os turistas que virão para os grandes eventos internacionais da cidade pode criar uma importante empatia dos visitantes com a cidade e fazer com que eles queiram voltar mais vezes”.


O Diretor de Ações Estratégicas da SPTuris, Luiz Sales, também presente à diplomação, ressaltou que “uma cidade com vocação turística tão marcante quanto São Paulo precisa ter agentes cada vez mais preparados para atender as pessoas que aqui chegam; esse foi o principal objetivo da atual iniciativa”.


A primeira turma que acaba de se diplomar contou com uma carga horária de 60 horas/aula. Para as próximas turmas serão treinados dois mil GCMs, sendo mil em inglês e outros mil em espanhol -, a carga horária passará a ser de 120 horas/aula. Segundo o gerente de Desenvolvimento de Idiomas e Linguagem do SENAC, Bráulio Alexandre Rúbio, “o curso foi desenvolvido especificamente para as necessidades da corporação, com ênfase na indicação de pontos turísticos, de transporte ou relacionadas à segurança”.


Curso de Mandarim


Teve inicio no mês de outubro, o Curso de Língua Chinesa – Mandarim, para 80 Guardas Civis Metropolitanos. A iniciativa é pioneira no serviço público. A duração do curso será de 3 semestres, divididos em 3 módulos com 100 horas/aula cada um. A realização é fruto de parceria entre a Secretaria de Segurança Urbana e a Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), através do Instituto Confúcio, presente em quatro Continentes com mais de 300 Unidades.

 

 

 

collections
Galeria de imagens