Secretaria Especial de Comunicação
São Paulo realiza ações preventivas no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
O Programa Municipal DST/Aids colocou ontem o laço vermelho – símbolo da luta contra a Aids – na Praça do Ciclista, localizada na avenida Paulista. O laço ficará no local até o dia 2 de dezembro para marcar a participação da cidade de São Paulo na campanha do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), que engloba ações como campanhas de incentivo à testagem de HIV, seminários, pedágio da saúde, distribuição de preservativos e parcerias diversas para o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.
No mesmo período, por meio do Projeto Saúde Ilumina, o Monumento às Bandeiras, os Arcos do Anhangabaú, o Obelisco e a Ponte Estaiada estarão iluminados de vermelho em alusão à data.
Hoje, na Praça do Ciclista, acontece o Pedágio da Prevenção, com a distribuição de preservativos para as pessoas que estiverem circulando na região. E também hoje pela manhã, o PM DST/Aids, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, realiza teste rápido para diagnóstico do HIV, das 9h às 13h, na Defensoria Pública, que fica na avenida Liberdade, 32, 1º andar, Centro.
Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção e a importância do uso do preservativo, desde o dia 22 de novembro toda a Rede Municipal Especializada em DST/Aids realiza atividades de prevenção - orientações sobre as DST/Aids, distribuição de preservativos e materiais educativos e de divulgação dos serviços - e testagem rápida para diagnóstico do HIV, em mais de 35 locais espalhados por toda a cidade.
Neste domingo, dia 2, educadores físicos do Projeto Malhar e Viver + de prevenção aos efeitos adversos da terapia antirretroviral, participarão da feira de “Saúde, Beleza, Direitos e Cidadania”, das 10h às 16h, no Elevado Costa e Silva (Minhocão), em parceria com a Associação GLS, Casarão Brasil, Surya Brasil e Freedom By The Law, promovendo avaliações e atividades físicas, além da distribuição de preservativos e material educativo.
Importância da atividade física
O Projeto Malhar & Viver + teve início em agosto de 2009, com base na resposta positiva observada e na melhoria da qualidade de vida proporcionada aos usuários matriculados nos serviços municipais de Assistência às DST/Aids, nos quais os educadores físicos desenvolvem trabalhos aeróbicos e anaeróbicos (de resistência).
Os trabalhos desenvolvidos pelas equipes multiprofissionais nos serviços da Rede Municipal Especializada em DST/Aids de São Paulo (RME DST/Aids - SMS/SP), nos cuidados clínicos, principalmente nas alterações metabólicas, têm sido complementados com a implantação de atividades físicas específicas para esta população.
A Lipodistrofia relacionada ao HIV é um dos grandes estigmas hoje enfrentados pelas pessoas vivendo com HIV/Aids (PVH). Além das correções, por meio do preenchimento facial e de outras cirurgias reparadoras, é importante um trabalho preventivo para a redução das alterações metabólicas e morfológicas.
Atualmente o projeto tem cinco educadores físicos, que atendem cerca de 140 usuários matriculados em oito dos Serviços Municipais da Rede Especializada em DST/Aids. Divididos em grupos e em diferentes horários, os usuários se exercitam três vezes por semana, durante 50 minutos.
As atividades em celebração ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS se encerram no dia 7 de dezembro, com o 9º Seminário de Pesquisas em DST/Aids, que acontecerá das 8h às 12h, na Coordenação de Vigilância em Saúde (rua Santa Isabel, 18 - 10º andar, no centro). Durante o evento será lançada, em versão digital, a 10ª edição do Inventário de Pesquisas em DST/Aids, que reúne 24 resumos, que documentam e socializam o andamento e os resultados das pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento na RME DST/Aids no ano de 2012.
Simpósio para atualização em HIV
A fim de promover a atualização de conhecimentos sobre o HIV/Aids junto aos profissionais de saúde da Rede Municipal Especializada em DST/Aids da cidade de São Paulo, o Programa Municipal realizou ontem o Simpósio de Atualização em HIV/Aids.
O evento compõe as atividades do Dia Mundial de Luta Contra a Aids e discutiu questões como as estratégias de prevenção por medicamentos, lipodistrofia, coinfecção, tuberculose/HIV, entre outros temas relacionados à resposta do organismo humano em relação ao vírus HIV.
O evento contou com a participação de técnicos e profissionais de saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde, Rede Municipal Especializada em DST/Aids e Ministério da Saúde.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk