Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 11 de Dezembro de 2012 | Horário: 11:02
Compartilhe:

Pesquisa aponta perfil dos frequentadores do Mercado Municipal Paulistano

A pesquisa mostra que 47,9% dos visitantes são paulistanos e 8,3% residem na Região Metropolitana. Os turistas brasileiros somam 38,8% e os estrangeiros, 5%. Os usuários também avaliaram o Mercado Municipal. A nota média atribuída foi 8,5.

O Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), apresenta os resultados do primeiro levantamento realizado em um ponto turístico da capital, o Mercado Municipal Paulistano. Foram realizadas 940 entrevistas, no período de 5 a 11 de novembro deste ano, com o apoio da Supervisão de Abastecimento, responsável pela administração de todos os mercados municipais de São Paulo.

 

 

A pesquisa mostra que 47,9% dos visitantes são paulistanos e 8,3% residem na Região Metropolitana. Os turistas brasileiros somam 38,8% e os estrangeiros, 5%. A idade média dos entrevistados é de 41 anos. A faixa etária de 30 a 39 anos agrega 27,9% dos respondentes e a faixa etária de 40 a 49 anos, 20,1%.

 

Com relação à formação, 40,2% têm ensino superior e 15,1% são pós-graduados. A maioria é assalariada, 28,8%, e os profissionais liberais representam 26,1%. A maior parcela dos visitantes, 46,9%, tem rendimento médio mensal entre 5 e 10 salários mínimos.

 

O levantamento mostra também que a permanência média dos visitantes no Mercado Municipal é de 1 hora e 38 minutos e que cada turista efetua um gasto médio de R$ 89,73. Outro dado interessante é que 44,6% dos entrevistados aproveitaram a ocasião para passar em algum outro local no entorno. Dentre eles, 76,4% disseram ter visitado a Rua 25 de Março, 5% foram ao Brás e 2,9% estiveram na Santa Ifigênia, principais centros de compras populares da capital. Vale ainda mencionar que outros dois museus localizados nas proximidades, o Catavento Cultural e o da Língua Portuguesa, e o Theatro Municipal também foram citados.

 

Questionados sobre a motivação da visita, 39,2% responderam o almoço/ lanche, 24,8% passear e conhecer o local; 17,7% apontaram as compras pessoais, 9% responderam especialidades culinárias e 4,5% compras para negócios. A pesquisa mostra também que 23,1% dos entrevistados visitavam o local pela primeira vez e outros 21,8% vão ao Mercado mensalmente. Prevalece o número de visitantes que visitam o local em grupo: 59,9% estavam acompanhados 2 ou 3 pessoas.

 

Os usuários também avaliaram o Mercado Municipal. A nota média atribuída foi 8,5. Vale destacar que 84,6% deram notas entre 8 e 10. Os entrevistados ainda elegeram os melhores aspectos do Mercado. Diversidade (34%); bares, restaurantes e gastronomia (21,7%); frutas (12,1%); qualidade dos produtos (7,8%) e beleza do local/ arquitetura (3,5%) foram os cinco itens mais apontados.


Confira os dados da pesquisa

 

Gênero
Masculino: 57,9%
Feminino: 42,1%

 

Faixa Etária média: 41 anos
18 a 24 anos: 10,1%
25 a 29 anos: 13,3%
30 a 39 anos: 27,9%
40 a 49 anos: 20,1%
50 a 59 anos: 16,7%
Acima de 60 anos: 11,8%

 

Grau de escolaridade
Pós-graduação: 15,1%
Superior Completo: 40,2%
Superior Incompleto: 13,9%
Médio Completo: 24,5%
Fundamental: 6%
Sem instrução: 0,3%

 

Ocupação
Assalariado: 28,8%
Profissional liberal ou autônomo: 26,1%
Empresário: 15%
Funcionário Público: 10,3%
Aposentado: 9,2%
Estudante: 5,3%
Desempregado: 5,3%

 

Renda Familiar mensal
Até R$ 622: 0,98%
De R$ 623 a R$ 1.866: 7,14%
De R$ 1.867 a R$ 3.110: 14,57%
De R$ 3.111 a R$ 6.220: 28,43%
De R$ 6.221 a R$ 9.330: 19,96%
De R$ 9.331 a R$ 12.440: 11,06%
De R$ 12.441 a R$ 15.550: 6,6%
Acima de R$ 15.550: 8,2%

 

Origem dos Entrevistados
São Paulo - Capital: 47,9%
São Paulo - Região metropolitana: 8,3%
São Paulo - Outras cidades: 17,2%
Brasil - Outros Estados: 21,6%
Exterior: 5%

 

Motivo da visita ao Mercado
Almoço/ lanche: 39,2%
Conhecer o local/ passeio: 24,8%
Compras pessoais: 17,7%
Especialidades culinárias: 9%
Compras para negócio: 4,5 %

 

Itens preferidos
Diversidade da oferta: 34,2%
Bares e Restaurantes: 21,7%
Frutas: 12,1%
Qualidade dos produtos: 7,8%

 

Tempo médio de permanência: 1h38

 

Tempos de permanência no local
Menos de 30 minutos: 39,2%
Entre 30 minutos e 1 hora: 24,8%
Acima de 1 hora até 2 horas: 17,7%
Acima de 2 horas até 3 horas: 9,0%
Acima de 3 horas até 4 horas: 4,5%
Acima de 4 horas: 1,5%

 

Tamanho do grupo
1 pessoa: 27%
2 ou 3 pessoas: 59,9%
4 ou 5 pessoas: 8,7%
6 a 10 pessoas: 1,7%
11 a 20 pessoas: 1,6%
21 a 30 pessoas: 0,5%
Mais de 30 pessoas: 0,6%

 

Setores de preferência
Restaurantes e Bares: 63,7%
Frutas e Verduras: 38,8%
Empórios: 36,1%
Carnes, Peixes e Aves: 28,5%
Temperos: 17,7%
Outros: 1,1%

 

Freqüência de visita ao local
Primeira vez: 23,1%
Mensalmente: 21,8%
Esporadicamente: 17,1%
Semanalmente: 12,6%
Semestralmente: 11,3%
Anualmente: 9,9%
Diariamente: 3,7%

 

Gastos no local: R$124,28


Gastos per capita: R$ 89,73

 

Nota geral atribuída ao Mercado(0-10): Média 8,5

 

Visitaram outros locais: 44,6%

 

Locais visitados próximos ao Mercado
Rua 25 de Março

Brás

Santa Ifigênia

Galeria Page

Feira da Madrugada

Praça da Sé

Rua Barão de Duprat

Shopping Mundo Oriental

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens