Secretaria Especial de Comunicação
Secretária de Assistência Social e primeira-dama visitam equipamentos sociais na Zona Leste
Com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido nos equipamentos que compõem a rede socioassistencial da cidade, a secretária municipal de Assistência Social e a primeira-dama de São Paulo, realizaram na manhã desta terça-feira (22), visita técnica ao Centro de Acolhida Arsenal da Esperança e ao Abrigo Especial para Famílias Lar de Nazaré.
Em funcionamento desde 1996, o Arsenal da Esperança, que fica na Rua Doutor Almeida Lima, 900, na Mooca, acolhe diariamente 1.400 homens que se encontram em situação de rua, sendo 1.150 a noite e 250 durante o dia. No local, os usuários que pernoitam podem tomar banho, utilizar a lavanderia, jantar e tomar café da manhã. Os que utilizam o espaço no período diurno também dispõem de almoço, além de participar de oficinas de alfabetização, artesanato, iniciação a informática, construção civil, panificação, confeitaria, entre outras.
O espaço conta com uma peculiaridade, uma moeda social recebida em troca de materiais recicláveis é utilizada internamente para que os usuários possam usar a lavanderia e realizar compras de roupas e materiais de higiene pessoal no bazar instalado dentro do Centro de Acolhida. Uma vez por mês, o bazar também é aberto ao público externo. Para o próximo mês a data já está definida: 9 de fevereiro.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social o acompanhamento das ações desenvolvidas nos equipamentos contribui para o fortalecimento e valorização do trabalho que é realizado nos serviços. “A proximidade da secretária com os serviços prestados por entidades conveniadas é que trará a uniformidade e racionalidade esperada pela rede”, afirmou.
Lar de Nazaré
Instalado na rua Brigadeiro Machado, 279 – Brás, o Abrigo Especial para Famílias Lar de Nazaré atende 20 famílias em situação de rua.
Por ser um centro especializado, o Abrigo só atende famílias encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Atualmente, o espaço atende 20 famílias, que são alocadas em dependências separadas, ou seja, cada família num cômodo equipado com banheiro, camas e berço quando necessário. O Centro de Acolhida oferece seis refeições diárias (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar, leite), e também uma brinquedoteca para recreação das crianças.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk