Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2013 | Horário: 16:18
Compartilhe:

Campus Party é pauta de estudo e vira notícia na Rede Municipal de Ensino

Nos próximos dias 30 e 31, cerca de 50 integrantes da Imprensa Jovem, alunos entre 12 a 17 anos de escolas municipais, estarão conectados para contar, via twitter, blog e webrádio, tudo o que aprenderam na Campus Party 2013.

As aulas ainda não começaram, mas muitos alunos estão ansiosos por novos saberes e com saudades dos colegas e professores. Por isso, nada melhor do que anteciparem esse reencontro em plena Campus Party 2013. Nos próximos dias 30 e 31, cerca de 50 integrantes da Imprensa Jovem, alunos entre 12 a 17 anos de escolas municipais, estarão conectados para contar, via twitter, blog e webrádio, tudo o que aprenderam na festa tecnológica.

 

Desde 2008, primeiro ano de Campus Party no Brasil, os repórteres-mirins são convidados para fazer a cobertura do evento. Este ano é a vez das EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Roberto Mange (zona Oeste), Paulo Nogueira Filho (zona Norte), Jairo de Almeida(zona Norte), Jardim da Conquista (zona Norte) e Cacilda Becker (zona Sul). Cada dia, uma equipe diferente percorrerá os diversos ambientes da feira, estando lado a lado de jovens inovadores, governos, empresas de tecnologia e universidades.

 

Da lousa para os gravadores

 

As atividades de Educomunicação desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal de Ensino tiveram início na capital paulista em 2001, visando articular práticas de ensino por meio de diferentes formas de veiculação, como rádio, TV, jornal e internet. O programa incentiva o uso de recursos tecnológicos que aumentem a participação da comunidade, em conjunto com a esfera pública, nas ações de prevenção de violência e de promoção da paz em áreas de alta vulnerabilidade.

 

Hoje, 350 escolas municipais de São Paulo dispõem de rádios com programas feitos pelos alunos, todas integradas pela internet, formando uma rede que incentiva a comunidade escolar a conversar com o mundo, por meio da criação de blogs, jornais murais e podcasts, entre outras mídias. Só o blog Nas Ondas do Rádio (http://blogandonasondasdoradio.blogspot.com/) tem comunicação com internautas de nove países: Inglaterra, Alemanha, Moçambique, Chile, Itália, Portugal, Dinamarca, Argentina e Cabo Verde.

 

Está formado um sistema que representa um desafio na mudança das relações dentro e fora da escola – diminuindo a hierarquia entre professores, alunos, pais e outros participantes, já que todos fazem parte do mesmo posto: produtor da informação.

 

Para quem quiser acompanhar todos os clicks dessa turma, pode entrar no blog http://noarimprensajovem.blogspot.com/, segui-los no twitter @alunoreporter ou encontrá-los pela feira.

 

Ensinando a fazer Educomunicação

 

A convite da organização da Campus Party, o professor Carlos Lima, coordenador do Programa Nas Ondas do Rádio - que define as diretrizes para o desenvolvimento do projeto Imprensa Jovem -, será um dos palestrantes na Mesa Educomunicação e inclusão social pela tecnologia, que pretende mostrar como implementar essa metodologia no espaço educativo. O evento está marcado para o dia 31, quinta-feira, das 11h15 às 12h30, no palco Michelangelo.

 

 

 

collections
Galeria de imagens