Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 22 de Março de 2011 | Horário: 18:13
Compartilhe:

Maestro Abel Rocha rege primeiro concerto à frente da Orquestra Sinfônica Municipal

Orquestra Sinfônica Municipal se apresenta neste domingo (27/3), na Sala São Paulo, sob regência de seu novo maestro, Abel Rocha. A apresentação traz no programa a abertura da ópera ''Os mestres cantores de Nuremberg'', de Richard Wagner.
O maestro Abel Rocha, recém-empossado diretor artístico do Teatro Municipal de São Paulo e regente-titular da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM), apresenta, dia 27 de março, às 17h, o concerto que marca a sua estreia à frente a OSM.

A apresentação acontecerá na Sala São Paulo e traz no programa a abertura da ópera Os mestres cantores de Nuremberg (Die Meistersinger von Nürnberg), do compositor alemão Richard Wagner; Intermezzo, Op.8, de Franz Schreker; As Quatro Últimas Canções (Vier letzte Lieder) de Richard Strauss, Fruhling, September, Beim Schlafengehen e I’m Abendrot, que serão interpretadas pela soprano Eiko Senda. O encerramento será com Messa di Gloria, de Giacomo Puccini, com os solistas Miguel Geraldi (tenor); Leonardo Neiva (barítono) e Sávio Sperandio (baixo).

“O programa traz ao palco a especialidade da OSM: a música composta pelos grandes compositores de ópera. Teremos os alemães Wagner e Strauss na primeira parte, e a grande Messa de Gloria, única obra coral sinfônica de Puccini”, destaca Abel Rocha.

Currículo de Abel Rocha

Diretor artístico do Teatro Municipal de São Paulo e regente - titular da Orquestra Sinfônica Municipal, Abel Rocha é um especialista em ópera cuja dedicação a este gênero não o afastou de outras formas do fazer musical. Pelo contrário: sua posição de destaque no cenário brasileiro se deve justamente a uma atuação versátil e diversificada, assinando a direção musical de diferentes espetáculos cênicos, tais como balés e peças de teatro, além de uma marcante passagem pela música popular, em diversos shows e musicais.

Foi o responsável pela regência e direção musical de diversos títulos dos mais importantes compositores de ópera, do barroco de Monteverdi à modernidade de Schönberg e Debussy , passando por Händel, Mozart , Rossini, Donizetti, Verdi, Bizet e Puccini, entre outros, tendo realizado ainda a estreia mundial de títulos brasileiros como Anjo Negro, de João Guilherme Ripper, e A tempestade, de Ronaldo Miranda.

Entre 2004 e 2009, teve atuação marcante como diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, onde empreendeu um profundo trabalho de reestruturação artística e administrativa.

Em sua atividade como regente orquestral, Abel Rocha vem conduzindo programas sinfônicos, à frente das mais importantes orquestras brasileiras, tais como a Sinfônica Brasileira (OSB), Sinfônica de Porto Alegre, Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (Brasília), Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), entre outras. Paralelamente a seus compromissos, desde 1983 dirige o coral Collegium Musicum de São Paulo.

Além da carreira artística, Abel Rocha é também prestigiado por sua atuação pedagógica, sendo um dos mais requisitados professores de regência do país. Foi professor e regente em diversos festivais de música, e atualmente é professor de regência do Instituto de Artes da Unesp.

Formado pela Unesp, Abel Rocha realizou especialização em regência de ópera na Robert-Schumann Musikhochschule de Düsseldorf, Alemanha, tendo posteriormente obtido seu doutorado pela Unicamp. Durante os anos de formação foi orientado por Hans Kast, Roberto Schnorrenberg e Eleazar de Carvalho.

Serviço

Orquestra Sinfônica Municipal na Sala São Paulo
Data: 27 de março
Horário: 17h
Local: Sala São Paulo
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16, Luz
Telefone: 3223 3966
Grátis (Retirar ingressos com antecedência na bilheteria, limitados a 4 por pessoa


collections
Galeria de imagens