Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 12 de Abril de 2011 | Horário: 11:34
Compartilhe:

GCM destrói 262 armas recolhidas pela campanha de desarmamento infantil

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) destruiu na última quinta-feira (7/4) um lote de 262 armas de brinquedo arrecadadas durante a Campanha do Desarmamento. A campanha se estende até sexta-feira (15/4), na região do M´Boi Mirim.
Mais um lote de 262 armas arrecadadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) durante a Campanha do Desarmamento, realizada na cidade de São Paulo, foram destruídas na quinta-feira (7/4), no 22º Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro, em Barueri. A Campanha do Desarmamento tem coordenação do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança (GGI), formado por vários órgãos federais, estaduais e municipais, além de organizações não-governamentais, como o Instituto Sou da Paz e igrejas, entre outros.
 
Desde 2009 até hoje, a GCM recolheu 1.783 armas, das quais 97 de janeiro a março deste ano. A inspetoria regional da Mooca lidera a arrecadação, com 216 até o momento. Existem em São Paulo 34 postos de coleta da GCM, localizados em inspetorias, comandos regionais e bases comunitárias móveis espalhadas pela Cidade.
 
A Campanha do Desarmamento foi lançada em outubro de 2009. A população pode entregar a arma também nas inspetorias da GCM e nas Bases Comunitárias Móveis, localizadas em parques e eventos de grande público. Antes de entregar o armamento, o proprietário deve retirar uma Guia de Trânsito para fazer o transporte até o posto de entrega. A guia pode ser obtida por meio do site da Polícia Federal ou na própria GCM e vale apenas para um dia. Com a guia, o cidadão deve levar a arma descaracterizada (desmontada) e descarregada até o posto de recolhimento.
 
A dica dos órgãos da campanha é que se leve a arma embrulhada em papel jornal ou separada de munição, em uma caixa de sapatos. Recolhida a arma, seu ex-proprietário receberá uma via da ficha de indenização, que deve ser guardada como prova de que a arma foi entregue, e uma indenização da União que pode ser de R$ 100 a R$ 300.
 
Campanha do Desarmamento Infantil
 
Para conscientizar as crianças sobre o perigo do uso de armas e os pais sobre a importância de não portá-las, a GCM participa da Campanha de Desarmamento Infantil, mais uma iniciativa do Instituto Sou da Paz, nas escolas municipais na região de M´Boi Mirim, Zona Sul.

Iniciada nesta segunda-feira (11/4), a ação de Desarmamento Infantil se estende  até sexta-feira (15/4) nas escolas municipais do bairro.Em troca da arma de brinquedo, os alunos recebem gibis da Turma da Mônica. Até o momento, segundo Alice Andrés Ribeiro, a Campanha de Desarmamento Infantil arrecadou o total de 1.134 armas de brinquedo e 2.154 CDs/DVDs de filmes e jogos violentos nas unidades escolares.
 
Na sexta-feira, os alunos das escolas da região irão à Casa de Cultura de M´Boi Mirim para participar da grande festa de encerramento dessa campanha. Haverá distribuição de brindes, algodão-doce e teatro de fantoches, abordando os perigos de   ter uma arma em casa.
 
Segundo Alice, “o objetivo é influenciar a atuação do poder público e de toda a sociedade frente à violência. O projeto começou em 2010 com a Polícia Militar da região e deu muito certo, por isso resolvemos ampliar com nossos parceiros e de forma institucionalizada”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 153 da GCM ou no site http://www.soudapaz.org.
 
 
collections
Galeria de imagens