Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 15 de Abril de 2011 | Horário: 16:50
Compartilhe:

Programa Aprendendo com Saúde destaca a importância da prevenção para evitar propagação da conjuntivite

O programa Aprendendo com Saúde tem como objetivo fazer o diagnóstico precoce de doenças que possam comprometer o desempenho escolar das crianças e adolescentes. Devido ao aumento significativo do número de casos de conjuntivite, o programa vai ajudar a prevenir o contágio da doença.
Resultado de uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, o programa Aprendendo com Saúde tem como objetivo fazer o diagnóstico precoce de doenças que possam comprometer o desempenho escolar das crianças e adolescentes. Mas, devido ao aumento significativo do número de casos de conjuntivite, o programa tem mais uma responsabilidade neste momento: ajudar a prevenir o contágio da doença.

Em visita a EMEF Fábio da Silva Prado, Zona Leste, o prefeito acompanhou as atividades do Aprendendo com Saúde e ainda conversou com os alunos sobre as medidas de prevenção da conjuntivite. "O programa já tem três anos e funciona com a sinergia saudável das secretarias da Saúde e Educação. Nessa época do ano é fundamental associar ao programa a campanha de prevenção à conjuntivite. Orientar as crianças é importantíssimo e é também uma forma de disseminar a informação já que os alunos levam o aprendizado para a família e amigos", esclareceu.

Após o aumento do número de casos de conjuntivite, ações de prevenção estão sendo mobilizadas tanto no ramo da Saúde quanto no da Educação. A secretaria de Saúde elaborou informes em meios de comunicação, folders com orientações, além de ações nas escolas. "O Aprendendo com Saúde tem um papel duplo: identificar precocemente doenças e o outro é a prevenção. Neste momento de transição do verão para o outono nós temos uma previsão de incidência de algumas doenças, uma delas é a conjuntivite. Por isso, esta campanha que estamos realizando tem o aspecto preventivo e informar as crianças é de fato essencial", esclareceu o secretário da Saúde em exercício.

O programa Aprendendo com Saúde existe desde 2007 e já atendeu mais de 350 mil alunos, em mais de 1.900 Centros de Educação Infantil (CEIs), Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental (EMEFs). São dez equipes compostas por pediatras, enfermeiras, fonoaudiólogos, psicólogos, auxiliares de enfermagem e 15 equipes de saúde bucal lideradas por cirurgiões-dentistas que visitam as escolas da rede municipal. "A parceria com a Secretaria da Saúde nos permite diagnosticar precocemente problemas de saúde das nossas crianças. O aluno que tem saúde ele aprende melhor, esse é o nosso objetivo", finalizou o secretário de Educação.


collections
Galeria de imagens