Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 19 de Maio de 2011 | Horário: 13:08
Compartilhe:

Curso reforçará uso de maquetes nas aulas de História e Geografia

O curso ''A construção e o uso de maquetes como possibilidade didática no ensino de História e Geografia'' auxiliará os professores a aprimorar a aplicação dos conceitos cartográficos através da utilização de maquetes, levando os alunos a compreenderem melhor a construção dos conceitos.
Os professores de História e Geografia da Rede Municipal de Ensino de São Paulo poderão discutir novas maneiras de ampliar a percepção espacial dos alunos sobre o mundo a partir do curso A construção e o uso de maquetes como possibilidade didática no ensino de História e Geografia. As inscrições já podem ser feitas pelo portal da Educação. 

São 40 vagas para professores do Ensino Fundamental II, que tenha participado dos seguintes cursos de formação em 2010: Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem – Geografia – Modulo I; Modalidades Organizativas no ensino de Geografia; Eixo Temático - Partindo da História de São Paulo; Orientações Curriculares – O Trabalho de Campo (Estudo do Meio) no ensino de História e Geografia.

Por meio de análises da prática didática já realizada na sala de aula, os participantes poderão aprimorar a aplicação dos conceitos cartográficos através da utilização de maquetes, o que levará os jovens estudantes a compreenderem melhor a construção dos conceitos necessários para o entendimento das representações de lugares próximos a eles, como a rua onde vivem ou, de espaços que estão na imaginação, pois são lugares que nunca estiveram.

Os professores terão cinco encontros em que trabalharão linguagem cartográfica; mapeamento, leitura e estudo da paisagem a partir da interpretação de plantas urbanas. Uma das aulas será um trabalho de campo no Brás. As aulas têm início no dia 11 de junho e as inscrições podem ser feitas por aqui, até o dia 8 do mesmo mês.

Confira o cronograma

11/6 - Secretaria Municipal de Educação – DOT – Sala ATP
Rua Borges Lagoa, 1230, Vila Clementino
Horário: 8h30 às 12h30

18/6, 6/8, 2/08 e 3/09 - Secretaria Municipal de Educação – DOT - Sala 302 (3° andar)
Rua Diogo de Faria, 1247, Vila Clementino
Horário: 8h30 às 12h30


collections
Galeria de imagens