Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 2 de Junho de 2011 | Horário: 15:21
Compartilhe:

Alunos plantam árvores no Parque Linear Flor de Maio

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e do curso de Educação para Jovens e Adultos da EMEF Profª Esmeralda Salles Pereira plantarão 400 mudas de árvores da Mata Atlântica no Parque Linear Flor de Maio. A ação é uma importante iniciativa para o controle e diminuição do aquecimento do planeta.
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Esmeralda Salles Pereira participarão, pelo quarto ano consecutivo, de uma ação importante para o controle e diminuição do aquecimento do planeta, causado principalmente pela emissão de gás carbônico. Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e do curso de Educação para Jovens e Adultos da unidade plantarão 400 mudas de árvores da Mata Atlântica no Parque Linear Flor de Maio, no Jardim Fontális. O plantio será feito neste sábado (4/6) e segunda-feira (6/6).

A ideia é fazer o que chamam de ''seqüestro de carbono'' com este plantio. O processo é chamado assim, pois oceanos e florestas – por meio de fotossíntese – capturam o gás carbonico e lançam oxigênio na atmosfera, neutralizando a emissão do gás. Além dos mais 150 estudantes envolvidos no projeto, pais, professores, agrônomos, biólogos, jardineiros, agentes da polícia florestal e outros profissionais acompanharão e auxiliarão a ação. O plantio deste ano é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Verde e Meio Ambiente e da Subprefeitura do Jaçanã/Tremembé.

A neutralização vem sendo adotada por organismos sociais de todo o mundo, como governos, empresas e ONGs. Na EMEF, o projeto começou em 2008, numa iniciativa da professora de Geografia Wilma Helena Francisco Penna Sallovitz.  “Na primeira vez plantamos 80 mudas de árvores típicas da Mata Atlântica, como araucária, ipê e até um pau-brasil, em um terreno oferecido pela Prefeitura, no Jardim Yara”, conta.

Em 2009, a educadora deu continuidade ao trabalho, que ganhou ainda mais adeptos. “No ano seguinte, 160 alunos participaram da ação e plantaram cerca de 350 mudas”. Em 2010, foram plantadas 500 mudas de árvores frutíferas da Mata Atlântica em duas praças no bairro do Tremembé, mostrando que a idéia já virou uma tradição na escola.

Com este e outros trabalhos que destacam a importância de cuidar bem do nosso planeta, a professora Wilma desperta nos alunos a consciência de que as responsáveis pela poluição ambiental não são apenas as grandes corporações. Com as diferentes atividades realizadas, ela revela que os estudantes notam a importância de mudar hábitos, inclusive os mais simples. "Eles começam a prestar mais atenção no lixo que produzem, trocam lâmpadas comuns por econômicas, cuidam melhor das árvores, por exemplo. Os mais novos transmitem aos pais o conhecimento que adquirem na escola. Estes são os resultados mais importantes do nosso trabalho”, revela Wilma.

Serviço

Plantio de árvores no Parque Linear Flor de Maio
Data: 4 e 6 de junho
Horário: 10h (4/6) e 14h (6/6)
Endereço: Avenida Nova Paulista, s/nº, Jardim Fontális



collections
Galeria de imagens