Secretaria Especial de Comunicação
Prefeitura implanta no Brooklin a 1ª rota permanente de bicicletas de SP
Está funcionando desde o dia 20 de julho, no bairro do Brooklin, a primeira rota de bicicletas da cidade de São Paulo. Com 15 quilômetros de extensão, a Rota de Bicicleta vai promover a ligação entre a Av. Jornalista Roberto Marinho com os parques Severo Gomes e Cordeiro.
Está funcionando desde o dia 20
de julho, no bairro do Brooklin,
a primeira rota de bicicletas
da cidade de São Paulo. Com 15
quilômetros de extensão, a Rota de
Bicicleta vai promover a ligação entre
a avenida Jornalista Roberto Marinho
com os parques Severo Gomes e
Cordeiro, na Zona Sul, e poderá ser
utilizada pelos ciclistas todos os dias
da semana, em qualquer horário.
O objetivo das Rotas de Bicicleta é incentivar o uso deste veículo em viagens pequenas, restritas aos bairros, uma vez que se trata de infraestrutura ciclística definitiva. As vias selecionadas para serem Rotas de Bicicletas possuem tráfego local ou são vias coletoras, e não possuem tráfego intenso de veículos maiores como ônibus e caminhões. A velocidade regulamentada nessas vias onde ciclistas e motoristas vão compartilhar o mesmo percurso será de 30 km/h.
Para garantir a segurança e aumentar a conscientização, foram implantadas 290 placas de sinalização de regulamentação e advertência, 390m2 de sinalização horizontal (pintura de solo), indicando aos ciclistas e motoristas que a via é uma rota para bicicletas onde a atenção deve ser redobrada e a velocidade reduzida. Além disso, também foram construídas três rotatórias e colocadas 35 faixas nas principais vias do percurso para informar motoristas e ciclistas.
Ciclofaixa de lazer
A Prefeitura de São Paulo implantou a Ciclofaixa de Lazer, que interliga os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos e o Futuro Parque Clube do Chuvisco através de uma faixa exclusiva para bicicletas sinalizada nas ruas.
A Ciclofaixa de Lazer possui um total de 45 km para que os ciclistas circulem com tranqülidade e segurança aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h.
A iniciativa da Prefeitura atrai, a cada domingo, cerca de cinco mil ciclistas. Todo o trajeto é sinalizado com placas e tem monitoramento por equipes da Federação Paulista de Ciclismo e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), além de guardas civis metropolitanos, parceiros das secretarias municipais do Verde e do Meio Ambiente e de Transportes, responsáveis pelo projeto. Para melhorar o fluxo dos ciclistas, os semáforos são ajustados conforme a intensidade do trânsito; alguns são desligados e outros ativados para que tanto carros quanto ciclistas convivam em harmonia.
O objetivo das Rotas de Bicicleta é incentivar o uso deste veículo em viagens pequenas, restritas aos bairros, uma vez que se trata de infraestrutura ciclística definitiva. As vias selecionadas para serem Rotas de Bicicletas possuem tráfego local ou são vias coletoras, e não possuem tráfego intenso de veículos maiores como ônibus e caminhões. A velocidade regulamentada nessas vias onde ciclistas e motoristas vão compartilhar o mesmo percurso será de 30 km/h.
Para garantir a segurança e aumentar a conscientização, foram implantadas 290 placas de sinalização de regulamentação e advertência, 390m2 de sinalização horizontal (pintura de solo), indicando aos ciclistas e motoristas que a via é uma rota para bicicletas onde a atenção deve ser redobrada e a velocidade reduzida. Além disso, também foram construídas três rotatórias e colocadas 35 faixas nas principais vias do percurso para informar motoristas e ciclistas.
Ciclofaixa de lazer
A Prefeitura de São Paulo implantou a Ciclofaixa de Lazer, que interliga os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos e o Futuro Parque Clube do Chuvisco através de uma faixa exclusiva para bicicletas sinalizada nas ruas.
A Ciclofaixa de Lazer possui um total de 45 km para que os ciclistas circulem com tranqülidade e segurança aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h.
A iniciativa da Prefeitura atrai, a cada domingo, cerca de cinco mil ciclistas. Todo o trajeto é sinalizado com placas e tem monitoramento por equipes da Federação Paulista de Ciclismo e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), além de guardas civis metropolitanos, parceiros das secretarias municipais do Verde e do Meio Ambiente e de Transportes, responsáveis pelo projeto. Para melhorar o fluxo dos ciclistas, os semáforos são ajustados conforme a intensidade do trânsito; alguns são desligados e outros ativados para que tanto carros quanto ciclistas convivam em harmonia.
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