Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 5 de Agosto de 2011 | Horário: 18:28
Compartilhe:

Programa Zeladores de Praças

O Programa Zeladores de Praças já foi implantado em 16 Subprefeituras, incluindo 1.100 trabalhadores capacitados para cuidar da vegetação, fazer pequenos reparos, melhorar o visual paisagístico e dar condições regulares de uso a 1.732 praças e áreas verdes na cidade.
A Prefeitura de São Paulo desenvolve desde 2008 - em uma parceria entre as Secretaria do Verde e Meio Ambiente, do Trabalho e de Coordenação das Subprefeituras – o projeto Zeladoria de Praças, promovendo o cuidado com as áreas verdes e gerando empregos. O Projeto já foi implantado em 16 Subprefeituras, incluindo 1.100 trabalhadores capacitados para cuidar da vegetação, fazer pequenos reparos, melhorar o visual paisagístico e dar condições regulares de uso a 1.732 praças e áreas verdes na cidade.

Além da melhoria da estética e da conservação da área verde, o programa tem como objetivo principal a capacitação de pessoas que perderam o emprego, uma vez que com conhecimentos e habilidades profissionais, obtêm-se maiores possibilidades de acesso ao mercado de trabalho, além de melhor qualidade de vida.

Os zeladores freqüentam curso de jardinagem e recebem um auxílio mensal de R$ 572,25, por meio do Programa Operação Trabalho, da Secretaria Municipal do Trabalho. Qualificados no ofício de jardineiro, estes trabalhadores são encaminhados para áreas verdes da capital.

O curso inclui aulas teóricas e práticas e aborda temas como cuidados com a limpeza e a manutenção cotidiana da vegetação. As aulas são ministradas por docentes com formação em engenharia agrônoma e biologia, contratados pela Escola de Jardinagem da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, em locais próximos às subprefeituras. A Secretaria do Verde também fornece os uniformes, equipamentos de segurança individual e as ferramentas.

Cabe à Coordenação das Subprefeituras definir os locais de trabalho, contratar obras de revitalização, fiscalizar e supervisionar os serviços realizados pelo zelador.

Cada zelador é responsável pela manutenção de uma área com cerca de 5 mil m². Praças grandes contam com número maior de zeladores e as pequenas formam um conjunto a ser mantido por uma única pessoa.

Os zeladores de praças estão presentes nas subprefeituras do Butantã, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Jabaquara, Lapa, Penha, Perus, Pinheiros, Pirituba, São Mateus, São Miguel, Santo Amaro, Sé, Vila Maria, Vila Mariana e Vila Prudente.



collections
Galeria de imagens