Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 23 de Setembro de 2011 | Horário: 16:00
Compartilhe:

Prefeitura amplia programa Minha Biblioteca para alunos de 0 a 5 anos da Rede Municipal

O programa Minha Biblioteca, iniciativa que tem como principal objetivo o incentivo à leitura e que era direcionada aos alunos do Ensino Fundamental, passa a beneficiar também crianças entre 0 e 5 anos matriculadas nos CEIs e nas EMEFs. Com a ampliação, 380 mil livros serão entregues para as crianças da Educação Infantil até 2011.
O prefeito de São Paulo anunciou na manhã desta sexta-feira (23/9), em evento no Centro Educacional Unificado (CEU) Quinta do Sol, na Penha, Zona Leste, a ampliação do programa Minha Biblioteca. A iniciativa, que tem como principal objetivo o incentivo à leitura e que era direcionada aos alunos do Ensino Fundamental, passa a beneficiar também crianças entre 0 e 5 anos matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e nas Escolas Municipais de Educação Infantil. 

“Se tem um programa que nos enche de orgulho é este, pois ele tem um caráter pedagógico muito importante de incentivar a criança a gostar de ler. É um programa extraordinário que também faz os pais acompanharem com mais interesse a evolução das crianças. Estamos felizes por conseguirmos oferecer mais para os alunos a cada ano”, disse o prefeito.

O objetivo do programa é incentivar a leitura desde os primeiros anos de vida dos alunos da Rede Municipal de Ensino e possibilitar que os pequenos leitores formem suas “bibliotecas”. Desde de 2007, o Minha Biblioteca beneficia alunos do Ensino Fundamental com a entrega anual de dois títulos de literatura por estudante. Com a ampliação, até o final deste ano, 380 mil livros serão entregues aos alunos de 0 a 5 anos. O investimento da Secretaria Municipal da Educação (SME) ultrapassou os R$ 4 milhões.

Na cerimônia, alunos do CEU Quinta do Sol participaram da entrega simbólica dos primeiros livros, que chegaram dentro de uma sacola biodegradável. Para o secretário municipal de Educação o programa tem um papel que ultrapassa os muros da escola. "O objetivo é estimular o gosto pela leitura dos nossos alunos desde cedo, mas não para por aí. Tanto no Ensino Fundamental, quanto na Educação Infantil, a intenção é que o hábito se estenda também aos pais e familiares das crianças e jovens que recebem os livros”, disse.

Realizado em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o programa selecionou 150 títulos, de aproximadamente 55 editoras, para contemplar as crianças matriculadas nos berçários I e II, nos mini-grupos I e II, e nos dois anos do infantil. As obras selecionadas abordam diferentes contextos sociais, culturais e históricos e têm potencial para despertar o interesse pela leitura na faixa etária atingida nesta nova fase do Minha Biblioteca.

Os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) também serão contemplados pelo Minha Biblioteca Acessível e receberão o mesmo título que seus colegas, mas em versão em áudio ou braile. “O desafio de proporcionar educação de qualidade é tão relevante que é preciso esforço conjunto entre Poder Público e a sociedade. Este programa é um exemplo disso. O êxito dele é inspirador para um país como o nosso que ainda precisa promover avanços na disseminação do conhecimento e a democratização do acesso ao livro”, afirmou Vitor Tavares, vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro.

Mais de 4 milhões de livros entregues

De 2007 a 2010, mais de 4 milhões de livros já foram entregues aos alunos do Ensino Fundamental. O programa faz parte de um extenso trabalho de incentivo à leitura realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que inclui o Programa Ler e Escrever, formação continuada dos professores, amplo acervo literário para as escolas, entre outras ações.
 
 
collections
Galeria de imagens