Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 14 de Outubro de 2011 | Horário: 12:30
Compartilhe:

Sessões de cinema dos CEUs são diversão garantida no fim de semana

Os CEUs da cidade realizam neste fim de semana (15 e 16/10) sessões de cinema gratuitas com filmes de ação, comédia, drama, animação, nacional e muitos outros sucessos de bilheteria.
As tradicionais sessões gratuitas de cinema, que acontecem nos 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs) aos finais de semana, oferecem inúmeras opções para os cinéfilos e apreciadores da Sétima Arte de todas as idades. Da animação A Era do Gelo 2 ao drama O Escafandro e a Borboleta, é só se programar e boa diversão.

No sábado (15), o CEU Parque Anhanguera (Zona Norte) apresenta, às 10h, o clássico musical A Noviça Rebelde, de Robert Wise. A história se passa no final da década de 30 na Áustria, quando o totalitário regime nazista estava prestes a ser instaurado no país. Nesse ambiente, uma noviça que vive em um convento, mas não consegue obedecer suas regras, é mandada para trabalhar como governanta na casa do comandante Von Trapp, viúvo e com sete filhos para cuidar,. Ele educa as crianças como se fizesse parte de um regimento militar. Com a chegada da moça, a vida da família muda totalmente, trazendo alegria à casa. Ela ganha também o carinho das crianças e se apaixona pelo comandante, que está comprometido com uma rica baronesa.

Mais tarde, o CEU Capão Redondo (Zona Sul) exibe, às 13h, o drama francês O Escafandro e a Borboleta, do diretor Julian Schnabel. O editor da revista Elle, Jean-Dominique Bauby tem 43 anos e ama a vida. Porém, sofre um derrame cerebral, que o deixa em coma. Após vinte anos, ele desperta. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia, a única parte do corpo que ele consegue mover é o olho esquerdo. Por isso, começa a usar esse movimento para se comunicar. Ele pisca o olho para indicar as letras do alfabeto e para formar palavras, frases e até parágrafos. O homem cria um mundo próprio, auxiliado por aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.

O CEU Cantos do Amanhecer (Zona Sul), às 14h, apresenta a animação em computação gráfica A Era do Gelo 2, com a direção do brasileiro Carlos Saldanha. A era glacial está perto do fim, e em todo lado aparecem gêiseres, cascatas e rios. O mamute Manfred, o tigre Diego e o bicho preguiça Sid, imediatamente descobrem que uma grande quantidade de gelo está prestes a virar água, o que alagaria e destruiria o vale onde moram. Por esse motivo, o grupo de amigos precisa rapidamente avisar a todos do perigo, e achar um lugar seguro, que não tenha riscos de inundações.

No domingo (16), o CEU Inácio Monteiro (Zona Leste) exibe, às 10h, a animação Persépolis, da dupla Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi. A trama gira em torno de Marjane Satrapi, uma garotinha iraniana de apenas oito anos, que quer se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Adorada pelos pais e por usa avó, Marjane acompanha os fatos que levam à queda do xá em seu país, acompanhado com a entrada do seu forte regime. Começa a República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a virar uma revolucionária.

Mais tarde, CEU Vila Curuçá (Zona Leste) apresenta, às 11h, a animação japonesa A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki. Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus desejos. Após saber por meio de seus pais que precisarão mudar de cidade, ela fica furiosa, sem fazer nenhum esforço para esconder sua raiva. Durante a viagem para a nova cidade onde irão morar, Chihiro percebe que seu pai se perdeu. Agora os três vão parar na entrada de um túnel aparentemente sem fim que é guardado por uma enigmática estátua. Movidos pela curiosidade, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel. Apesar de ser contra e de fazer sucessivos pedidos para voltarem ao carro, Chihiro decide ir junto com eles para descobrir que o túnel leva a um mundo aparentemente deserto, onde existe uma cidade sem nenhum morador. É o princípio da jornada de Chihiro em um mundo fantasma e mágico, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem recebidos.

Confira os endereços

CEU Parque Anhanguera
Endereço: Pedro José de Lima, s/nº, Jardim Anhanguera
Telefone: 3911-5274

CEU Capão Redondo - Prof. Dr. Celso Seixas Ribeiro Bastos
Endereço: Rua Daniel Gran, s/nº, Capão Redondo
Telefone: 5873-8067 / 5873-8093

CEU Cantos do Amanhecer
Endereço: Av. Cantos do Amanhecer, s/nº, Jardim Eledy
Telefone: 3397-9720

CEU Inácio Monteiro
Endereço: Rua Barão Barroso do Amazonas, s/nº, Cohab Inácio Monteiro
Telefone: 2518-9048

CEU Vila Curuçá - Irene Ramalho
Endereço: Av. Marechal Tito, 3.400, Jardim Miragaia
Telefone: 2563-6146


collections
Galeria de imagens