Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 25 de Outubro de 2011 | Horário: 16:04
Compartilhe:

Prefeito é eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo

O prefeito de São Paulo foi eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, órgão que delibera sobre planos, projetos, programas e obras estratégicas a serem executadas na Região Metropolitana.

O prefeito de São Paulo participou nesta terça-feira (25/10) da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, na qual foi eleito presidente do colegiado. O encontro foi realizado na Sala São Paulo e contou com a presença dos prefeitos e suplentes das 39 cidades que compõem a região metropolitana. O mandato  tem duração de dois anos.

 

“Este conselho congrega todos os prefeitos da região metropolitana da cidade e tem o apoio do Governo do Estado. A partir de agora poderemos encontrar soluções integradas entre os municípios e, com isso, potencializar ações e projetos. Ganha em qualidade a Administração Pública, pois poderão ser discutidos grandes projetos, entre eles, o Metrô, saneamento básico e outros temas comuns e fundamais para o desenvolvimento integrado de toda a região”, disse o prefeito.

 

Durante a reunião, o prefeito pediu atenção nas discussões do colegiado para cinco temas: saneamento básico para prevenção de doenças, coleta e tratamento do lixo, transporte público, poluição ambiental e a construção de um terceiro aeroporto comercial em São Paulo.

 

Além da votação que elegeu como presidente o prefeito de São Paulo, e seu vice, o prefeito de Osasco, Emídio de Souza, foram abordados durante o encontro o regimento provisório do colegiado e a importância da formação do Conselho Consultivo, cuja atribuição  será dar espaço para a população se pronunciar com relação às decisões para as cidades.

 

“Esse é o primeiro grande passo para se iniciar todo o planejamento entre os 39 municípios e o Governo Estadual. O conselho é um instrumento novo que não existia. Não se tinha uma mesa para discutir enchente, mobilidade urbana, habitação em área de risco, gargalos de logística, etc”, explicou Edson Aparecido, secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano.

 

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo é também um instrumento de deliberação sobre planos, projetos, programas e obras estratégicas a serem executadas na Região Metropolitana com recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento. Entre as áreas de atuação do conselho estão o planejamento, a mobilidade urbana, a habitação, o saneamento, o meio ambiente, o desenvolvimento econômico e o atendimento social.

 

Os membros do conselho tomaram posse no dia 20 de setembro em cerimônia realizada no auditório do Ibirapuera, na Zona Sul. Ao todo, 39 prefeitos, 17 secretários de Estado e dois representantes da Assembleia Legislativa fazem parte do colegiado,  que tem como objetivo comum promover a cooperação articulada entre os municípios.

 

A próxima reunião do conselho foi marcada para o dia 22 de novembro, às 10  horas, também na Sala São Paulo.

 

 

collections
Galeria de imagens