Secretaria Especial de Comunicação

Domingo, 30 de Outubro de 2011 | Horário: 10:10
Compartilhe:

Conjunto residencial Comandante Taylor é selecionado para 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de SP

O conjunto residencial Comandante Taylor, que integra o Programa de Urbanização de Heliópolis, da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), foi selecionado para a 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que te´ra como tema ''Arquitetura para Todos – Construindo Cidadania''.

O conjunto residencial Comandante Taylor, que integra o Programa de Urbanização de Heliópolis, da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), foi selecionado para a 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Com o tema Arquitetura para Todos – Construindo Cidadania, a exposição acontecerá no prédio da Oca, no Parque do Ibirapuera, de 2 de novembro a 4 de dezembro.

 

Estão em construção no Comandante Taylor 421 apartamentos, divididos em 23 edifícios – eles atenderão moradores da própria comunidade, que aguardam o domicílio definitivo recebendo Aluguel Social da Prefeitura. O projeto é assinado pelo escritório Piratininga Arquitetos Associados e prevê também biblioteca, Telecentro, quadra esportiva e Centro do Idoso, com espaço de convivência e sala para atividades físicas.

 

“Estamos trabalhando a habitação social dentro de outro padrão, analisando primeiro o território e o entorno, para depois intervir. Isso traz especificidade para cada projeto”, diz a arquiteta e urbanista Vanessa Padiá, coordenadora do Programa de Urbanização de Heliópolis, comunidade onde vivem 70 mil habitantes.

 

A urbanização de Heliópolis, no Sacomã, está prevista para terminar em 2013. As intervenções para que a maior favela da cidade vire um bairro integrado à cidade formal custarão cerca de R$ 570 milhões, com recursos dos governos municipal, estadual e federal. Além da construção de unidades habitacionais, estão sendo executadas obras de infraestrutura, canalização de córregos e eliminação de áreas de risco.

 

O Comandante Taylor tem previsão de conclusão para dezembro deste ano. As obras custarão cerca de R$ 38 milhões, sendo que a Caixa Econômica Federal financiará 60% desse valor e a Prefeitura, 40%.

 

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens