Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 10 de Novembro de 2011 | Horário: 17:05
Compartilhe:

Exposição de colagens no CCJ revela críticas sociais

Neste sábado (12/11), a partir das 19h, o Centro Cultural da Juventude (CCJ) Ruth Cardoso inaugura a exposição "Destruindo rostos". A mostra apresenta uma série de obras de Rael Brian, que, além de artista plástico, é fotógrafo e skatista. No domingo (13/11), das 13h às 16h, o artista também ministra uma oficina, na qual apresentará técnicas de colagem com referências nas obras presentes na exposição.

Neste sábado (12/11), a partir das 19h, o Centro Cultural da Juventude (CCJ) Ruth Cardoso inaugura a exposição Destruindo rostos. A mostra apresenta uma série de obras de Rael Brian, que, além de artista plástico, é fotógrafo e skatista. No domingo (13/11), das 13h às 16h, o artista também ministra uma oficina, na qual apresentará técnicas de colagem com referências nas obras presentes na exposição.

 

A mostra debate a relação do artista com o punk rock e o skateboard, a partir de obras de colagem que utilizam como suporte materiais encontrados na rua e em velhos sebos. O foco do trabalho de Brian está nos retratos, que ele desconstrói em uma tentativa de transparecer uma visão crítica e sarcástica sobre a sociedade. Segundo ele, a mostra tem influência direta de sua experiência com a faculdade de fotografia.

 

O processo de criação do material exposto é intuitivo e desenvolveu-se de forma livre. "Faço uma pesquisa rápida em imagens, que uso como base, e vou experimentando, dando ênfase à expressão. O processo mais chato e demorado é o começo, porque para mim a colagem é uma manifestação do acaso, onde os elementos vão se juntando sem ter muita noção do que vai surgir", conta.

 

Rael Brian comenta que levou algum tempo para descobrir qual área da arte mais o atraía. Após a realização dos primeiros experimentos com colagens, percebeu que era este o tipo de arte com a qual tinha mais afinidade: “A colagem me atrai porque representa uma arte transgressora. Tem um ar primitivo e marginal, por ter vindo do movimento dadaísta, sendo uma negação à arte acadêmica e também é usada na criação da estética do punk rock”.

 

Para participar da oficina do dia 13, é preciso inscrever-se diretamente na recepção do CCJ ou pelo e-mail: inscricoes.ccj@gmail.com.

 

Serviço:

Exposição Destruindo rostos

Data: de 13 a 30 de novembro

Local: Centro Cultural da Juventude (CCJ) Ruth Cardoso

Endereço: avenida Deputado Emílio Carlos, 3.641

Telefone: 3984-2466

Visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. Grátis.

 

 

 

collections
Galeria de imagens