Secretaria Especial de Comunicação
Secretaria de Educação lança livro “Aprender... com quem? Um diálogo em construção”
Na manhã desta terça-feira (29/11), o prefeito de São Paulo prestigiou o lançamento do livro “Aprender... com quem? Um diálogo em construção”, em cerimônia no Centro Universitário Salesiano de São Paulo, na Zona Norte. A obra, que conta com artigos e relatos de práticas sobre experiências do programa "Ler e Escrever", foi idealizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio de sua Diretoria de Orientação Técnica (DOT), e tem o objetivo de ser aplicada na alfabetização dos alunos até o 2º ano do Ensino Fundamental.
“Este é um trabalho impecável da Secretaria Municipal de Educação que acontece na cidade de São Paulo ao longo dos últimos seis anos. É importante destacar que o titular da Educação esteve à frente da secretaria durante todo esse tempo e possibilitou a implantação de tantos programas que, como este, se consolidou e agora serve como um legado à população”, afirmou o prefeito.
A obra foi escrita por professores da Rede Municipal de Ensino e Formadores das 13 Diretorias Regionais de Educação da cidade. Além disso, professores orientadores de instituições de Ensino Superior, parcerias da Secretaria e estudantes de Letras ou Pedagogia que auxiliam o professor regente nas salas de 1º ano, chamados alunos-pesquisadores, também contribuíram com suas opiniões.
“Este livro é o resultado do maior programa de alfabetização que nós temos no Brasil, que coloca as universidades ao lado da rede pública para alfabetizar os nossos alunos em maior quantidade e cada vez mais cedo”, destacou o secretário da Educação.
A ideia do projeto é oferecer aos futuros professores da rede a oportunidade de compreender e acompanhar a complexidade das práticas institucionais, em especial as relacionadas ao trabalho feito com as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental.
Outro ponto importante é que o livro vem mostrar a importância da parceria entre escolas municipais e faculdades, bem como da relação entre o professor regente da sala de aula e o estagiário. Sendo assim, o livro documenta e incentiva o desenvolvimento de novas relações que podem ser estabelecidas entre quem aprende e quem ensina, permitindo novas formas de organização do ensino e aprendizagem.
O lançamento contou com a presença da professora Regina Célia Lico Suzuki, diretora de DOT, Suzete de Souza Borelli, diretora de DOT Ensino Fundamental, e outros profissionais da Secretaria envolvidos na produção da obra. Reitores e professores de instituições de ensino superior, alunos pesquisadores, coordenadores pedagógicos, supervisores e diretores de escola também participaram do lançamento. Ao todo, foram impressos 4,8mil livros, que serão distribuídos aos autores, às instituições de ensino superior conveniadas à Secretaria Municipal de Educação, às 13 DREs, aos alunos-pesquisadores e às escolas.
Programa Ler e Escrever
O programa visa alfabetizar alunos até o 2º ano do Ciclo I do Ensino Fundamental é uma das cinco metas dessa gestão. O “Ler e Escrever” é um dos mais fortes aliados para alcançar esse objetivo. Implantado em 2006 pela Prefeitura de São Paulo, no início o programa compreendia apenas as salas do 1º ano e os alunos retidos do 4º ano, o chamado Projeto Intensivo no Ciclo I (PIC) – 4º ano.
Em 2007, o programa foi ampliado para os 2º anos e em 2008 para os 3ºs e 4ºs anos regulares, além de ter sido criado o PIC 3º ano, para os alunos que terminaram o 2º ano sem saber ler e escrever. Para atingir a meta de 100% de alunos alfabetizados ao final do 2º ano foi incluído um segundo profissional na sala de aula, que é um aluno pesquisador, estudante universitário de Letras ou Pedagogia, que acompanha e auxilia o trabalho do professor no 1º ano.
O desenvolvimento de todo o material pedagógico “Ler e Escrever”, específico para professores e alunos, contou com a contribuição dos educadores da própria rede municipal. A capacitação de professores é realizada continuamente. Nos momentos de formação, eles discutem o conteúdo das aulas, a didática e, o principal, como eles devem encaminhas as atividades para que sejam atrativas e para que o aluno possa aprender de verdade em todas as fases da vida escolar.
Os educadores contam também com um material didático organizado para o planejamento diário do trabalho de alfabetização, com atividades de comunicação oral e práticas de leitura e escrita. E não para por aí, também tem “Ler e Escrever” em todas as áreas do Ciclo II, com professores de todas as áreas trabalhando com práticas de leitura e escrita.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk