Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2011 | Horário: 09:03
Compartilhe:

Prefeitura entrega os primeiros 300 apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida em São Paulo

A Prefeitura entregou os primeiros 300 apartamentos do Empreendimento São Roque, localizado em Sapopemba. Os apartamentos, que medem 42m² cada, fazem parte da primeira leva construída por meio da parceria com a União, pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

Na manhã deste domingo (11/12) o prefeito de São Paulo entregou 300 unidades do Empreendimento São Roque, localizado em Sapopemba, na Zona Leste. Os apartamentos, que medem 42m² cada, fazem parte da primeira leva construída por meio da parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a União pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

 

 

"Os apartamentos são excelentes e isso simboliza melhoria na qualidade de vida, em especial, das pessoas que precisam do apoio do poder público. Temos consciência da importância dos programas sociais. Ao lado da saúde e da educação, habitação é uma das principais prioridades do município. Hoje centenas de famílias conquistam o sonho da casa própria", disse o prefeito.

 

As 300 unidades fazem parte do conjunto habitacional São Roque, executado graças ao convênio celebrado, em dezembro de 2009, entre Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, e Caixa Econômica Federal. As famílias beneficiadas foram selecionadas de acordo com critérios federais e municipais.

 

 

"Dar moradia digna aos brasileiros só é possível se os três níveis de governo se envolverem nesse desafio. Somente a soma de esforços é que trará a solução do problema habitacional com a dimensão que ele tem", frisou Inês Magalhães, secretária nacional de Habitação do Ministério das Cidades.

 

Do total, 158 unidades foram destinadas a famílias que viviam em áreas de risco geológico ou de alagamento na Capital. As demais foram reservadas para famílias em condição de vulnerabilidade econômica e social, ou integrantes de movimentos por moradia selecionados por licitação. 

 

 

A partir de agora as famílias se integram a um bairro estruturado, com ampla oferta de comércio e serviços, inclusive com acesso à rede de saúde pelo Hospital Sapopemba e pela UBS Teotônio Vilela. Nas proximidades do residencial há cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), quatro de Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs) e cinco educacionais do Governo do Estado. 

 

O presidente da Caixa, Jorge Hereda, falou sobre a importância das parcerias para a concretização de projetos de habitação. "Quando existe parceria, conseguimos construir moradias. A Prefeitura de São Paulo achou esse espaço e a parceria que se formou entre a Caixa e o município foi importante para que o projeto se realizasse, pois nas grandes cidades é difícil encontrar terrenos", ressaltou Hereda.

 

 

Os apartamentos estão distribuídos em 15 blocos e possuem dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. Na área de convívio dos moradores há um playground e um salão de festas. Para a construção do Residencial São Roque a Prefeitura doou o terreno e a Caixa Econômica Federal investiu R$ 24,9 milhões.

 

Cada família pagará no máximo R$ 18 mil ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) em até 120 meses. O restante será subsidiado pelo Município de São Paulo e pelo Governo Federal. Cada parcela corresponde a 10% da renda mensal da família.

 

Outras unidades em construção

 

A Prefeitura de São Paulo e a Caixa Econômica Federal deverão entregar em 2012 outras 2.500 moradias por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Além dessas, projetos para mais 1.500 apartamentos já foram licitados e aguardam aprovação para início das obras. 

 

 

*credito das fotos - João Silva/Secom

 

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens