Secretaria Especial de Comunicação
Fluidez do trânsito na Capital se mantém, apesar do aumento da frota
Apesar do constante aumento da frota na capital, as medidas de gestão do trânsito conseguiram manter os índices de lentidão nos mesmos patamares registrados há dois anos. Uma das medidas para esse resultado foi a regulamentação do transporte fretado de passageiros.
O secretário de Transportes lembrou
que, apesar do constante
aumento da frota na capital, as medidas
de gestão do trânsito conseguiram
manter os índices de lentidão da
Cidade nos mesmos patamares registrados
há dois anos. Uma das medidas
importantes para esse resultado foi a
regulamentação do transporte fretado
de passageiros, que além de organizar
o setor, provocou uma melhora de
cerca de 15% na fluidez dos principais
corredores da região central.
Outro destaque da atuação da SMT ao longo de 2009 foi a mudança de postura em relação à bicicleta, que passou a ser tratada como um modal de transporte como os demais, tendo sido criado um Departamento de Projetos Cicloviários, dentro da CET. Esse setor registrou muitos avanços no ano passado, com a operacionalização da Ciclofaixa de Lazer, ligando o Parque das Bicicletas ao Parque do Ibirapuera e ao Parque do Povo, e com o anúncio de três novas ciclovias que serão construídas, aumentando em mais 54 km a rede cicloviária da Cidade.
Acessibilidade em destaque A SMT também fez importantes avanços em termos de acessibilidade.
- Investiu R$ 32 milhões na renovação e no aumento da frota do Atende, que em janeiro de 2005 contava com apenas 123 vans e atualmente é composta por 333 veículos, que transportam 6,4 mil passageiros por mês.
- Ampliou largamente a frota de ônibus acessíveis. Em 2005, a cidade tinha somente 302 ônibus acessíveis. Cinco anos depois, esse número foi multiplicado por dez. A frota tem 3.904 ônibus acessíveis e todos os novos coletivos que entram em circulação são, obrigatoriamente, adaptados para portadores de dificuldades de locomoção.
- Durante o ano de 2009, dez terminais passaram por obras para torná-los completamente acessíveis: Vila Prudente, João Dias, Aricanduva, Guarapiranga, Cidade Tiradentes, Casa Verde, Parelheiros, Varginha, Amaral Gurgel e Princesa Isabel. Essas obras consumiram um investimento de R$ 1,5 milhão.
- A CET realizou a demarcação de 693 vagas de Zona Azul para deficientes (vagas DEFIS), distribuídas de acordo com a proporcionalidade das vagas da cidade e também segundo a necessidade, devido a centros de reabilitação, entidades sociais e outros pontos de convivência.
Concluindo as realizações de 2009, o secretário mencionou as ações de prevenção de acidentes, destacando a criação do Táxi Amigão, que no dia 31 de dezembro já contava com 1.781 taxistas que haviam aderido ao Programa.
Inspeção Veicular do Transporte Coletivo
Além da inspeção veicular normal, os ônibus municipais passam por outra inspeção veicular especialmente desenvolvida para esse tipo de veículo. Serão realizadas melhorias na estação de inspeção dos ônibus.
Frota será monitorada em tempo real em 2010
Após a apresentação dos dados orçamentários, o secretário adiantou os principais projetos para 2010. Mencionou a licitação para a primeira etapa do Monotrilho da Zona Sul, que terá 11,3 km de extensão e vai transportar 30 mil passageiros por hora. Citou a continuação das obras do Expresso Tiradentes, agora sob a responsabilidade do Metrô, com apoio financeiro da Prefeitura.
Também falou sobre o novo sistema de radiocomunicação para gestão do trânsito, que vai agilizar a comunicação de campo com as centrais de controle, especialmente em momentos de emergência. A mudança prevê a aquisição de 1.400 rádios portáteis para os agentes e da criação de uma freqüência exclusiva de rádio para uso da CET.
Mas a grande inovação em termos de tecnologia será o Programa de Identificação Automática de Veículos (Priav), que vai permitir o monitoramento de toda a frota da Cidade, em tempo real, por meio de chips instalados em todos os veículos. O Governo Federal definiu, no final de 2009, a tecnologia a ser utilizada e a partir de 2010 será possível começar os primeiros passos concretos para a implantação do Priav.
Além de oferecer a possibilidade acompanhamento on-line do trânsito em toda a cidade, o Priav vai tornar a fiscalização muito mais inteligente e eficaz, facilitando a localização de carros roubados e de veículos clandestinos.
Leia mais:
Secretaria de Transportes apresenta resultados de suas ações até 2009
Outro destaque da atuação da SMT ao longo de 2009 foi a mudança de postura em relação à bicicleta, que passou a ser tratada como um modal de transporte como os demais, tendo sido criado um Departamento de Projetos Cicloviários, dentro da CET. Esse setor registrou muitos avanços no ano passado, com a operacionalização da Ciclofaixa de Lazer, ligando o Parque das Bicicletas ao Parque do Ibirapuera e ao Parque do Povo, e com o anúncio de três novas ciclovias que serão construídas, aumentando em mais 54 km a rede cicloviária da Cidade.
Acessibilidade em destaque A SMT também fez importantes avanços em termos de acessibilidade.
- Investiu R$ 32 milhões na renovação e no aumento da frota do Atende, que em janeiro de 2005 contava com apenas 123 vans e atualmente é composta por 333 veículos, que transportam 6,4 mil passageiros por mês.
- Ampliou largamente a frota de ônibus acessíveis. Em 2005, a cidade tinha somente 302 ônibus acessíveis. Cinco anos depois, esse número foi multiplicado por dez. A frota tem 3.904 ônibus acessíveis e todos os novos coletivos que entram em circulação são, obrigatoriamente, adaptados para portadores de dificuldades de locomoção.
- Durante o ano de 2009, dez terminais passaram por obras para torná-los completamente acessíveis: Vila Prudente, João Dias, Aricanduva, Guarapiranga, Cidade Tiradentes, Casa Verde, Parelheiros, Varginha, Amaral Gurgel e Princesa Isabel. Essas obras consumiram um investimento de R$ 1,5 milhão.
- A CET realizou a demarcação de 693 vagas de Zona Azul para deficientes (vagas DEFIS), distribuídas de acordo com a proporcionalidade das vagas da cidade e também segundo a necessidade, devido a centros de reabilitação, entidades sociais e outros pontos de convivência.
Concluindo as realizações de 2009, o secretário mencionou as ações de prevenção de acidentes, destacando a criação do Táxi Amigão, que no dia 31 de dezembro já contava com 1.781 taxistas que haviam aderido ao Programa.
Inspeção Veicular do Transporte Coletivo
Além da inspeção veicular normal, os ônibus municipais passam por outra inspeção veicular especialmente desenvolvida para esse tipo de veículo. Serão realizadas melhorias na estação de inspeção dos ônibus.
Frota será monitorada em tempo real em 2010
Após a apresentação dos dados orçamentários, o secretário adiantou os principais projetos para 2010. Mencionou a licitação para a primeira etapa do Monotrilho da Zona Sul, que terá 11,3 km de extensão e vai transportar 30 mil passageiros por hora. Citou a continuação das obras do Expresso Tiradentes, agora sob a responsabilidade do Metrô, com apoio financeiro da Prefeitura.
Também falou sobre o novo sistema de radiocomunicação para gestão do trânsito, que vai agilizar a comunicação de campo com as centrais de controle, especialmente em momentos de emergência. A mudança prevê a aquisição de 1.400 rádios portáteis para os agentes e da criação de uma freqüência exclusiva de rádio para uso da CET.
Mas a grande inovação em termos de tecnologia será o Programa de Identificação Automática de Veículos (Priav), que vai permitir o monitoramento de toda a frota da Cidade, em tempo real, por meio de chips instalados em todos os veículos. O Governo Federal definiu, no final de 2009, a tecnologia a ser utilizada e a partir de 2010 será possível começar os primeiros passos concretos para a implantação do Priav.
Além de oferecer a possibilidade acompanhamento on-line do trânsito em toda a cidade, o Priav vai tornar a fiscalização muito mais inteligente e eficaz, facilitando a localização de carros roubados e de veículos clandestinos.
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