Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 3 de Fevereiro de 2010 | Horário: 10:36
Compartilhe:

Bloco das Emílias e Viscondes estará no desfile dos 90 anos de Narizinho

O Bloco das Emilias e Viscondes sairá da praça Rotary, no dia 12, às 14h, para comemorar os 90 anos de criação de Narizinho, graças a uma parceria entre a Biblioteca Monteiro Lobato, o Espaço Arterial e a Escola Estadual Arthur Guimarães.
O resgate da história por meio de um bloco infantil de Carnaval da Vila Buarque rapidamente caiu no gosto popular. Este ano, o Bloco das Emilias e Viscondes faz a folia da criançada mais uma vez, saindo da praça Rotary, no dia 12, às 14h, para comemorar os 90 anos de criação de Narizinho. Mas a preparação é séria. Para não sair do ritmo, afiar o samba-enredo e montar as fantasias e alegorias, os mini-foliões precisam participar das oficinas, que acontecem no saguão da Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato (rua General Jardim, 485, Vila Buarque).

A realização do Bloco das Emílias e dos Viscondes é o resultado de uma parceria entre a Biblioteca Monteiro Lobato, o Espaço Arterial e a Escola Estadual Arthur Guimarães, situada na Vila Buarque. O objetivo desse trabalho é a preservação e o resgate de uma tradição apoiada em festejos de rua que celebram a literatura infantil, as marchinhas carnavalescas e que têm as crianças como protagonistas. Os blocos de rua sempre contribuíram para reforçar os laços das comunidades, aproximando amigos, familiares e vizinhos.

Este bloco surgiu em 2006 em homenagem aos 70 anos da biblioteca. No carnaval de 2007 o bloco retornou e, em comemoração aos 90 anos da obra de Lobato O inquérito do Saci trouxe esse personagem – o Saci - como tema. Em 2008 o bloco novamente garantiu a folia na Vila Buarque trazendo como destaque a personagem Cuca do Sítio do Pica-Pau Amarelo. No ano seguinte foi a vez da quituteira Tia Nastácia percorrer as ruas da Vila Buarque.

Colocar o bloco na rua, em todos esses anos, exigiu a realização de oficinas de percussão, adereços, musicalidade para elaboração da marcha-enredo e construção de bonecões-tema a cada ano. Em 2010, a obra A menina do narizinho arrebitado completa 90 anos e por esse motivo o tema deste ano será a personagem Narizinho.

As oficinas preparatórias do desfile vão ensinar como confeccionar cartolas do Visconde, perucas da Emília, gorros do Saci e máscara da Cuca, além de lenço para cabeça e avental. A orientação é das professoras Valéria Silva e Vera Alves e as aulas são dirigidas para crianças e adolescentes, sendo realizadas no saguão da biblioteca.

As oficinas de percussão vão ensinar como tocar instrumentos como caixa, agogô, surdo, tamborim, chocalho e xequerê, com orientação dos professores Jica, Turcão e Miriam Cápua. As aulas serão repetidas nos próximos dias 11 e 12, no mesmo local.


Programação

Oficinas para o Bloco das Emílias e dos Viscondes

Oficina de adereços
Aulas práticas de construção de adereços (cartolas do Visconde, perucas da Emília, gorros do Saci e máscara da Cuca, lenço para cabeça e avental)
Orientação: Valéria Silva, Vera Alves
Oficinas no saguão da biblioteca
Público: crianças e adolescentes
Dias 1º e 3 de fevereiro às 15h

Oficinas de percussão
Instrumentos: caixa, agogô, surdo, tamborim, chocalho (Ganzá) e xequerê
Orientação: Jica, Turcão e Miriam Cápua
Público: crianças e adolescentes
Dias 2, 4, 9, 10, 11 e 12 de fevereiro às 15h

Oficinas de construção de bonecos e do Boneco Narizinho
Público: crianças e adolescentes
Dias 1º, 3, 8, 10 e 12 de fevereiro às 15h

Roteiro do bloco dia 12 de fevereiro: Saída da Praça
Rotary pela rua Major Sertório, rua Cesário Motta, rua General Jardim, rua Dr. Vila Nova, rua Major Sertório, chegando na praça Rotary novamente.


collections
Galeria de imagens