Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 8 de Março de 2010 | Horário: 13:11
Compartilhe:

Prefeitura entrega Parque Lajeado em Guaianases

Com 36.000 m², o Parque Lajeado foi implantado em uma local onde no passado havia uma chácara, e estava há seis anos abandonado. O parque conta com playground, áreas de estar, mesas para jogos e um Centro de Educação Ambiental.
Os moradores da região de Guaianases, extremo da Zona Leste, ganharam uma nova área verde: o Parque Municipal Lajeado. Com 36.000m², o espaço de lazer foi implantado em um local onde no passado havia uma chácara, e estava há seis anos abandonado. A entrega foi feita neste sábado (6/3) pelo prefeito de São Paulo, atendendo uma antiga reivindicação da população. "A transformação da chácara no Parque Lajeado vem se somar a diversas outras áreas verdes que estão sendo entregues em São Paulo. Nosso objetivo é, ao final da gestão, deixarmos a cidade com 50 milhões de metros quadrados de área verde. Quanto mais parques a cidade tiver, melhor será a qualidade de vida das pessoas, do meio ambiente e do ar em nossa metrópole" ressaltou o prefeito.

O Parque Lajeado conta com playground, áreas de estar com bancos, mesas para jogos, bebedouros, um Centro de Educação Ambiental (onde serão realizados cursos e oficinas) e sete banheiros, sendo dois com acessibilidade universal. No local, os freqüentadores terão aulas de práticas orientais como o Tai-Chi-Pai-Lin. "O parque ficou muito bonito. Esta comunidade precisava de uma área pública como esta para suas atividades de lazer e cultural", disse o prefeito. Em homenagem à antiga proprietária da chácara, o prefeito disse que o Parque Lajeado passará a ser chamado Isaura Pereira de Souza Franzolin.

Toda a mata nativa da antiga chácara foi preservada. Além de árvores frutíferas que ocupam o espaço ajardinado, como mangueira, jaboticabeira, amoreira, cajazeira, entre outras, há ainda plantas como capoeira, tapiá-guaçu, guaçatonga, pau jacaré e café. A fauna é formada por diversas espécies de aves, como o pica-pau-anão-de-coleira, o pichororé, o periquito-rico, além da ameaçada de extinção, o papagaio-verdadeiro.

O secretário do Verde e Meio Ambiente destacou a importância do prefeito investir em áreas verdes. "Este parque é uma jóia rara encravada em Guaianases. No mundo atual, além de termos a preocupação em manter os equilíbrios social e econômico, também temos que ter o cuidado com a preservação do meio ambiente", falou.

O Parque Lajeado é o 33º entregue pela atual administração desde 2005. Somado aos 34 anteriormente existentes, a cidade já conta com 67 parques municipais. A meta é entregar 100 parques até o final da gestão. A nova área verde está localizada na rua Antonio Thadeo s/n, em Guaianases e funciona de segunda a domingo, das 6h às 18h.


collections
Galeria de imagens