Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 22 de Março de 2010 | Horário: 15:09
Compartilhe:

Prefeito lança parceria com Organização Social do Esporte e inaugura ginásio

O prefeito inaugurou neste sábado (20/3) o ginásio poliesportivo Ermelino Matarazzo e lançou a primeira parceria com uma Organização Social (OS) do Esporte, modelo inédito no País, que vai administrar três unidades do Clube Escola da região.
O prefeito de São Paulo  esteve na Zona Leste na manhã deste sábado (20/3) para inaugurar o ginásio poliesportivo Ermelino Matarazzo e lançar a primeira parceria com uma Organização Social (OS) do Esporte, modelo inédito no País, que vai administrar três unidades do Clube Escola da região. O objetivo da parceria com a OS é oferecer um serviço baseado no Esporte Educacional, conceito que usa a atividade física como ferramenta de inclusão e cidadania.

"A partir de agora muitos jovens, crianças e famílias inteiras podem usufruir desse espaço. É uma conquista muito importante e representa o início da transformação da região. O esporte é a nossa prioridade e investir em esporte é melhorar a qualidade de vida das pessoas", disse o prefeito.

A primeira parceria desse novo modelo de administração foi firmada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, e o Instituto Social Esporte Educação, dirigido pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser. O trabalho será semelhante ao que já existe na área da saúde, em que hospitais e outros equipamentos públicos são administrados por renomadas instituições como Albert Einstein, Sírio Libanês e Santa Marcelina.

A OS do Esporte vai atuar de três maneiras distintas:

1 - Ensinar esporte para todos, com a participação e inclusão de qualquer um, independentemente de potenciais e limitações individuais.

2 - Ensinar bem, para que qualquer um aprenda a praticar esporte com competência técnica e tática.

3 - Ensinar de forma que os alunos se apropriem de conhecimentos nas áreas de saúde, cultura, cidadania e comunidade.

O conceito já está sendo desenvolvido em três Clubes Desportivos da Comunidade (CDCs), na região de Ermelino Matarazzo. "Hoje começamos uma importante experiência porque consideramos que o esporte, o lazer e a recreação podem transformar a realidade social, os índices da saúde e da violência. Esse ginásio não é apenas mais um equipamento público. Aqui iniciamos uma nova fase do esporte na cidade de São Paulo", declarou o secretário de Esportes, Lazer e Recreação.

Durante os três anos de contrato serão investidos cerca de R$ 11 milhões. Parte desses recursos foi usada na reforma de três CDCs, onde 1.800 pessoas já participam de atividades físicas. Dependendo dos resultados, o modelo de parceria pode ser estendido para outros seis equipamentos esportivos da região e, no futuro, para toda a cidade.

O Ginásio Ermelino Matarazzo possui 1.130 m² de área construída e conta com banheiros, vestiários, salas de aquecimento e massagem e arquibancadas com capacidade para 750 pessoas. Cerca de 20 mil pessoas serão beneficiadas com o novo equipamento público.


collections
Galeria de imagens